Geral
Defensoria Pública de Alagoas inicia curso de capacitação para conselheiros tutelares
O primeiro curso de formação e aperfeiçoamento para conselheiros tutelares, ofertado pela Escola Superior da Defensoria Pública de Alagoas teve início na manhã desta terça-feira, 16. A atividade, que aconteceu no Centro Universitário Tiradentes (Unit), foi um modo da Defensoria Pública de Alagoas contribuir com o fortalecimento das políticas públicas em vigência no Estado.
Segundo o defensor público geral do Estado, Daniel Alcoforado, a capacitação serve ainda como o início de um processo de aproximação com o Poder Público, sobretudo da Defensoria Pública com os demais conselhos tutelares.
“Há muito tempo temos pensado em meios para que a Defensoria Pública e os órgãos de atenção à criança e ao adolescente pudessem se aproximar mais para garantir o fortalecimento das políticas de proteção e de cumprimento do Estatuto da Criança e Adolescente. Muito além de um treinamento, esse é um momento de aproximação”, disse o defensor.
Um trabalho mais próximo entre conselheiros e defensores se traduz em mais acolhimento e proteção para a comunidade. Por isso, defende Alcoforado, é preciso o estreitamento desta relação.
“Precisamos conversar mais, saber quais dificuldades que vocês, conselheiros, enfrentam e que vocês possam conhecer melhor como funciona a Defensoria Pública. O Conselho Tutelar é o órgão estatal mais próximo daqueles que estão em maior vulnerabilidade: as crianças e adolescentes”, pontuou Daniel Alcoforado.
A capacitação ofertará aos conselheiros uma série de palestras e oficinas sobre o trabalho do conselheiro tutelar, apresentados por defensores públicos e convidados especiais.
Os temas trabalhados no curso vão desde os direitos humanos e fundamentais até as atribuições e desafios da atividade de conselheiro tutelar. As palestras serão ministradas por defensores públicos, membros de diversos conselhos, entidades, como também do Ministério Público de Alagoas.
O curso realizado em Maceió é o primeiro de um ciclo de capacitações que serão ofertados pela Escola Superior da Defensoria Pública para os conselheiros tutelares do Estado de Alagoas, na capital e no interior.
A abertura do curso, na manhã desta terça-feira, contou com a presença do advogado Pedro Montenegro, que ministrou a Oficina intitulada “Você tem sede de que? Você tem fome de que?”, além de outras autoridades.
Mais lidas
-
1LUTA PELA POSSE
Pequenos agricultores de Palmeira dos Índios se mobilizam para não perder suas terras
-
2CAMPEONATO ALAGOANO
CSE está sem caixa para pagar jogadores; clube estreia diante do CSA neste domingo
-
3'TIA' SEM FORÇAS
Luisa Duarte reforça domínio do ex-"imperador" com novas nomeações e continuidade do passado: Nomes na SMTT e Guarda Municipal são mantidos
-
4SEPULTAMENTO
Será sepultado nesta sexta em Maceió corpo da médica alagoana morta em incêndio na Tailândia
-
5DEFINIDO
Decreto decide feriados e pontos facultativos para 2025 em Palmeira dos Índios