Geral
Apagão atinge 38 mil pessoas em Buenos Aires
Cerca de 38 mil pessoas ficaram sem luz, nessa segunda-feira, na capital da Argentina, Buenos Aires, devido ao aumento do consumo de energia provocado pelas altas temperaturas registradas em pleno verão, informaram fontes oficiais.
A Agência Reguladora de Energia Elétrica (Enre) informou, em seu mais recente relatório, que existem 26.768 pessoas afetadas pelos cortes na área de concessão da empresa Edenor e 11.484 na da Edesur, que fornecem eletricidade aos moradores de Buenos Aires e à sua área metropolitana, a mais povoada do país.
Na sexta-feira passada (12), quando cerca de 65 mil pessoas foram afetadas por um apagão, a procura de energia bateu recorde histórico (25.380 megawatts) no momento em que os termômetros marcavam 34,5 graus na capital argentina.
A mesma situação ocorreu em diversas ocasiões em dezembro e janeiro, com interrupções de energia massivas e prolongadas, no quinto ano consecutivo em que os dias mais quentes do verão ficam marcados por falhas e insuficiências da rede elétrica.
Além disso, o problema coincide com a decisão do governo de Mauricio Macri de estabelecer um novo quadro de tarifas para o consumo doméstico de energia elétrica, desde 1º de fevereiro, que prevê aumentos de até 600%, exceto para as famílias com menos recursos, que pagarão tarifa social.
O aumento indica o fim da transferência de recursos do Estado para subsidiar os consumidores, especialmente da Edenor e Edesur.
Mais lidas
-
1CÚPULA
Entrada de 9 países no BRICS como parceiros mostra que o grupo 'oferece um paradigma mais inclusivo'
-
2ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas
-
3MACEIÓ
Prefeitura de Maceió amplia quadro de servidores e valoriza profissionais da Educação
-
4AGRESSÃO
Mulher é atacada a golpes de facão por ex-companheiro em Palmeira dos Índios
-
5EVENTO
Fernanda Torres vai com o filho Antonio ao Festival de Veneza: 'Andiamo', escreveu ela