Geral

MinC prepara 6ª TEIA, encontro nacional de Pontos de Cultura

15/02/2016
MinC prepara 6ª TEIA, encontro nacional de Pontos de Cultura
Manifestação da 5ª Teia, realizada em 2015. (Foto:  Publius Vergilius - Ag. Gingafoto)

Manifestação da 5ª Teia, realizada em 2015. (Foto: Publius Vergilius – Ag. Gingafoto)

O Circuito Cultura Viva, iniciativa da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC) do Ministério da Cultura que percorre cidades para ouvir demandas de redes culturais e estimular uma cogestão nas políticas públicas, retoma suas viagens a partir desta segunda (15) e terça-feira (16) com agenda em Salvador (BA).

Um dos principais objetivos da viagem à capital baiana é a articulação para a realização da 6ª Teia, Encontro Nacional de Pontos de Cultura, prevista para ocorrer em julho deste ano em Salvador. A Teia é um encontro da diversidade cultural, que reúne Pontos e Pontões de Cultura, de Memória, Leitura, e Bens Registrados, além de gestores locais, artistas, redes e movimentos culturais.
“A Teia Nacional dos Pontos de Cultura é o maior encontro da diversidade cultural brasileira por onde circulam cerca de 10 mil pessoas. Em 2015, escolhemos a Bahia para sediar a 6ª Teia, pelo enorme acúmulo de ações de ponta no campo cultural. A iniciativa será organizada em cogestão do MinC com a Comissão Nacional dos Pontos de Cultura e uma infinidade de parceiros”, afirmou a secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural, Ivana Bentes.
A secretária explicou ainda que a política pública cultural vai muito além de financiamento direto e que passa por articulação, mobilização, construção de redes autônomas, redes de proteção e reconhecimento.
Neste ano, a Teia terá como tema central a Economia Viva. O objetivo é pensar na dimensão econômica da cultura em suas relações com as comunidades, territórios, redes e empreendimentos culturais. Outro ponto importante é consolidar uma compreensão estratégica do potencial econômico que surge a partir da cultura na base da sociedade brasileira.
O encontro nacional irá promover diversos debates de políticas culturais e será um espaço de articulação de projetos, agentes, recursos, produtos e serviços em locais onde a cultura é elemento de transformação e de construção de alternativas sociais.
Roda de conversa
De segunda (15) à terça (16), representantes da SCDC têm encontro marcado com a Secretaria Estadual de Cultura, a Fundação Pedro Calmon, a Representação Regional do Ministério da Cultura, com a Rede de Pontos de Cultura da Bahia e parceiros locais.
Na terça (16), a secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural, Ivana Bentes, promove roda de conversa, aberta ao público, às 18h no Espaço Xista Bahia, Complexo Cultural dos Barris, em Salvador (BA).