Geral

Brasil leva virada para o Uruguai na Americas Rugby Championship

13/02/2016
Brasil leva virada para o Uruguai na Americas Rugby Championship
(Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

Em Barueri, os Tupis, time brasileiro de rugby de 15, ficou perto de conquistar sua primeira vitória no Americas Rugby Championship, mas não conseguiu segurar a seleção uruguaia, que disputou a Copa do Mundo recentemente, e acabou derrotado por 33 a 29.

Por ter perdido por menos de sete pontos, como na primeira partida, o Brasil chega ao seu segundo ponto, enquanto o Uruguai, com a primeira vitória na competição, vai a quatro.

A partida começou agitada e o Brasil saiu na frente. Com três penais de David Harvey e um try de Luiz Gustavo Vieira, com a conversão de Harvey, os Tupis abriram uma vantagem de 16 a 3 na metade da primeira etapa, mas então as coisas saíram do controle.

O Uruguai, com um porte físico superior aos jogadores brasileiros, controlava o jogo, ficando muito mais tempo com a bola em suas mãos. Com um penal try, ficaram com um jogador a mais e aproveitaram com mais um try de Lamanna. O Brasil só seguiu na frente no placar graças ao erro da conversão, e as duas equipes foram para o intervalo com a vantagem dos Tupis por 16 a 15.

No segundo tempo, a equipe brasileira conseguiu equilibrar a posse de bola e, depois de uma troca de lideranças com penais, chegaram ao segundo try. Tanquinho fez jogada de muita inteligência e Daniel Sancery marcou para o Brasil, que colocou a vantagem em duas posses após mais uma conversão perfeita de Harvey.

A resposta uruguai não demorou e Martín Secco diminuiu o placar, que com mais uma conversão desperdiçada, ficou em 26 a 23 para o Brasil.

Faltando 15 minutos para o final do jogo, o Uruguai tomou a frente no placar com o try de Germán Kessler. Só que os erros de conversão seguiam e com mais um penal certo de Harvey, o Brasil não demorou para voltar à liderança.

Enquanto os Tupis acertavam tudo nos chutes, o Uruguai sofria e, com menos de 10 minutos para o fim da partida, perdeu a chance de virar o placar com mais um erro de penal de Rodrigo Silva.

Mas o Brasil estava com um jogador a menos outra vez e, aos 74 minutos, Lamanna, com o try, colocouo placar em 33 a 29, graças a mais um chute errado na conversão, deixando o Brasil ainda com chances de conquistar a vitória.

O Uruguai achou que tinha matado o jogo com o try de Alberto Román, mas a arbitragem marcou o nocon e o Brasil voltou a ter mais uma chance. A tentativa nos minutos finais acabou. no entanto, frustrada.

Após ter sido derrotado pelo Chile e pelo Uruguai, a equipe brasileira passa a se preparar para enfrentar o Canadá, em jogo marcado para o dia 20 deste mês, em Langford.