Cidades
Maceió: Prefeito participa do Dia D de Combate ao Aedes aegypti

Neste sábado (13), o prefeito Rui Palmeira e o ministro da Comunicação, Edinho Silva, participam do Dia D de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus. Em Maceió, a mobilização que acontece simultaneamente em todo o País, terá início às 7h em frente ao 59º Batalhão de Infantaria Motorizada, no bairro Farol.
Após a concentração, ações realizadas por meio da parceria entre Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Defesa Civil Estadual, entre outros órgãos municipais, estaduais e instituições serão levadas para 30 bairros da capital alagoana.
“Desde que as atividades da força-tarefa foram iniciadas, no mês de janeiro, temos procurado reforçar a necessidade da participação de cada um no combate ao mosquito. E nesta nova etapa de trabalho, isso será ainda mais intensificado”, afirmou o secretário-adjunto de Saúde, Antônio de Pádua, que participou das reuniões que definiram os detalhes da ação na manhã dessa quinta-feira (11).
Com um reforço significativo de grupamentos da Marinha e da Aeronáutica – que vão somar forças ao trabalho de campo dos agentes de endemias, a exemplo do Exército – a mobilização do Dia D, chamado de Dia Nacional do Esclarecimento, vai percorrer os bairros a partir das 7h realizando visitas domiciliares, tratando e eliminando focos e criadouros do mosquito, fazendo busca ativa de sinais e sintomas das doenças relacionadas e procurando ampliar a conscientização da população.
“A atuação das equipes em Maceió foi definida com base nos índices de infestação predial, número de imóveis fechados ou abandonados e no número de criadouros detectados como foco de proliferação do Aedes aegypti. Com isso, vamos complementar o trabalho realizado na primeira etapa da força-tarefa, que atuou sobre 20 bairros, fechando o ciclo de intensificação em todo o município”, ressalta a coordenadora de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos, Carmem Samico.
Os representantes do município lembram que a população precisa continuar mobilizada, procurando manter os reservatórios de água tamponados e evitando o acúmulo de lixo que possa juntar água, impedindo o surgimento de criadouros do mosquito Aedes aegypti. E ao tomar conhecimento de qualquer situação de risco – como piscinas sem uso com água acumulada ou casas abandonadas – é só ligar para os telefones do disque dengue (3315-5360 e 3221-2523, das 8h às 17h), informando o local, para que sejam tomadas as providências cabíveis.
Mais lidas
-
1ACABOU A SINECURA
Folha paralela da Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios: MP firma TAC e dá prazo para exoneração em massa; veja a lista
-
2NO POVOADO CABOCLO
Grave colisão entre dois veículos deixa três mortos em São José da Tapera
-
3HOMICÍDIO QUÍNTUPLO
Identificadas as cinco vítimas da chacina em Estrela de Alagoas
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Tia de Gabriel Lincoln denuncia intimidação policial
-
5EXECUÇÃO
Homem é executado com tiros na cabeça depois de uma festa na zona rural de Palmeira dos Índios