Geral

Hemoal abre para coleta de sangue neste sábado de 8h às 12h

06/02/2016
Hemoal abre para coleta de sangue neste sábado de 8h às 12h
Ação visa assegurar sangue em quantidade necessária para atender hospitais e maternidades durante o feriadão do Carnaval

Ação visa assegurar sangue em quantidade necessária para atender hospitais e maternidades durante o feriadão do Carnaval

Os voluntários que desejarem praticar uma ação solidária antes do Carnaval têm uma última oportunidade. Isso porque, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) unidade Trapiche, localizado ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), atenderá doadores de sangue neste sábado (6), das 8h às 12h.

A ação visa assegurar sangue em quantidade necessária para atender hospitais e maternidades durante o feriadão do Carnaval. Posteriormente, o órgão só voltará a atender os doadores na quinta-feira (11), a partir das 7 horas. A partir das 12h do sábado (6) até a quarta-feira (10), haverá plantão interno apenas para liberar sangue e hemocomponentes.

“Estamos realizando esta ação porque necessitamos estabilizar nosso estoque e, principalmente, coletarmos plaquetas, que têm prazo de validade de apenas cinco dias. Contamos com a solidariedade dos foliões, porque sangue não se fabrica e não se compra em farmácias e todos nós podemos necessitar de uma transfusão”, salientou a gerente do Hemoal, Verônica Guedes.

Critérios para doação

Para se candidatar à doação de sangue, é necessário ter boa saúde, idade entre 16 e 69 anos e, no mínimo, 50 kg. No caso dos menores de 18 anos é imprescindível estar acompanhado dos pais e portando um documento de identificação oficial e original deles.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, o voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. Quanto aos doadores querepetirão o procedimento, estipula-se um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres. As gestantes e lactantes ficam impedidas de se candidatar a doação de sangue.