Geral

Pesquisas apontam que brasileiros devem gastar menos e viajar menos nesse Carnaval

06/02/2016
Pesquisas apontam que brasileiros devem gastar menos e viajar menos nesse Carnaval

Ao que tudo indica, este ano o Carnaval será mais econômico. Só 31% dos brasileiros devem viajar durante o feriado (Foto: Reprodução)

Ao que tudo indica, este ano o Carnaval será mais econômico. Só 31% dos brasileiros devem viajar durante o feriado carnavalesco, o que também diminui as compras de artigos relacionados à festa (Foto: Reprodução)

Parece que neste ano os foliões estão mais contidos em relação aos gastos até mesmo com o feriado do Carnaval. Um levantamento realizado com 3393 usuários de todo o Brasil, pelo PiniOn, plataforma crowndsourcing de pesquisas, aponta que o custo médio esperado para o feriado é de, em média, R$1.056,35 entre aqueles que viajarão.

Além disso, apenas 35% dos respondentes afirmaram que pretendem viajar, sendo que 96% destes escolheram os destinos nacionais. O feriado será mesmo para descansar, é o que afirmam 50% dos respondentes e a escolha do destino, para a maior parte (24%), foi por ser um local calmo e sem comemorações.

Confira outros dados da pesquisa:

Quais formas de pagamento você prefere utilizar para pagar os custos de sua viagem.

38% Dinheiro

22% Débito

36% Crédito

Com quem planeja viajar.

48% Parceiro (a)

24% Parentes

20% Amigos

Para 63%, o principal meio de transporte será o carro.

Local de hospedagem:

27% casa de parentes

14% pousadas

13% hoteis

Para 69% dos respondentes, a quarta-feira de cinzas deveria ser feriado.

As melhores bebidas alcoólicas para consumir no carnaval:

85% Cerveja

50% Bebidas Ice

42% Vodka

19% Vinho

18% Wisky

17% Tequila

PiniOn (www.pinion.com.br)

Fundado em janeiro de 2013, o PiniOn é uma plataforma que combina tecnologia mobile e o crowdsourcing, que capta a opinião a respeito de marcas e temas diversos bem como insights criativos de seus usuários durante o momento de consumo. Por meio do aplicativo mobile, as empresas oferecem missões remuneradas, de acordo com a complexidade de cada atividade. O PiniOn possibilita que os tomadores de decisão das companhias possam ter uma visão dinâmica e continua da opinião dos consumidores e seus públicos, e fornece dados para as empresas que podem ser decisivos na elaboração de suas estratégias. A plataforma já conta com 220 mil usuários cadastrados e mais de 1,2 milhão de respostas aprovadas.

Entre os clientes estão marcas como: PepsiCo, Diageo, Unilever, Santander, Rede Globo, Mitsubish, GFK, Ibope, Nestlé, Dentsu Aegis Network, Almap, Y&R, Ambev, CiaTC, entre outros.

E ao que tudo indica,, este ano o Carnaval será mesmo mais econômico. Só 31% dos brasileiros devem viajar durante o feriado e, entre os que pretendem ficar em casa, 44% afirmam que pretendem gastar no máximo R$ 300 para curtir a folia em suas cidades. Estes são outros dados, da Pesquisa de Carnaval do Groupon, realizada pelo segundo ano consecutivo pela plataforma de comércio eletrônico.
O estudo também mostrou que, neste ano, até meados de Janeiro, 46% dos entrevistados ainda não sabiam o que fariam no feriado; entretanto, 43% deles confirmaram que planejam participar das festas.
“Os dados mostram que o orçamento do brasileiro realmente está curto, mas que, mesmo assim, ele não pretende deixar de curtir o Carnaval”, disse em nota João Pedro Serra, vice-presidente de Vendas do Groupon Brasil.
Como o brasileiro enxerga o Carnaval
As três definições que melhor descrevem o Carnaval são “um momento para relaxar”, “um período para viajar” e “passar um tempo com a família e amigos” – na mesma linha, 71% responderam que o melhor do Carnaval é poder descansar.
A pesquisa também apontou dados curiosos sobre a relação do brasileiro com a data. Por exemplo, dois terços dos entrevistados corroboraram a velha máxima de que “o ano só começa depois do Carnaval”.
Em matéria de popularidade, o Carnaval ainda reina, considerado o melhor ou um dos maiores evento do ano, para 82% – aliás, 65% dos entrevistados acreditam que o Carnaval é tão amado pelos brasileiros quanto o futebol, embora 49% deles não concordem com a afirmação de que a festa representa o Brasil e o povo brasileiro. Outra informação bastante curiosa é que 40% dos entrevistados não sabiam a origem ou o significado do Carnaval, mas concordam que é uma excelente festa.
A maioria das pessoas se programa para aproveitar a folga
Apesar de ter a fama de resolver tudo de última hora, quando o assunto é Carnaval quase metade dos brasileiros gasta algumas semanas planejando-se para a folia e só 11% não se programam e arranjam atividades de última hora. Entre os que pretendem aderir à festa, 23% dos entrevistados devem procurar atividades em suas cidades, com um orçamento econômico. O estudo foi realizado entre os dias 13 e 17 de janeiro, com um total de 942 entrevistados.