Geral

Secti realiza discussões para construção do Modelo de Gestão para o Polo de Tics

05/02/2016
Secti realiza discussões para construção do Modelo de Gestão para o Polo de Tics
Polo também será um instrumento de resgate do bairro de Jaraguá, proporcionando visibilidade e atraindo a circulação de pessoas, contribuindo para o desenvolvimento da cultura e turismo na região

Polo também será um instrumento de resgate do bairro de Jaraguá, proporcionando visibilidade e atraindo a circulação de pessoas, contribuindo para o desenvolvimento da cultura e turismo na região

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) recebeu nesta sexta-feira (5), representantes da cadeia produtiva de TI e da Academia, para discussão de propostas para a elaboração do Modelo de Gestão do Polo de Tecnologia da Informação, Comunicação e Serviços (Tics), em construção no bairro de Jaraguá.

No momento de diálogo, membros da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação de Alagoas (Assespro), Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação (APL de TI), apresentaram à Superintendência da Secti suas ideias e anseios acerca da gestão e operação do Polo, que deverá ter suas obras finalizadas no segundo semestre deste ano.

O modelo de gestão será formatado no sentido de estabelecer as diretrizes de funcionamento do Polo e definição da sua personalidade jurídica, formalizando como empresas, entidades e sociedade poderão ter acesso aos espaços e serviços a serem oferecidos lá.

“O Polo de Tics é um projeto que deve atender não apenas ao setor produtivo ou governo, mas a toda sociedade, tornando-se um ambiente propício à geração de inovações, impulsionando o desenvolvimento econômico do Estado. Por isso, é de fundamental importância dialogar com os stakeholders [todos os interessados e envolvidos no projeto], captando e avaliando seus desejos e necessidades”, explicou a gerente de Ambientes de Inovação, Sônia Oliveira, que coordena o projeto.

Outros momentos como este estão previstos para acontecer com a participação de outros agentes envolvidos tais como universidades, institutos de pesquisa, empresas, membros do governo e sociedade em geral, para que mais ideias e propostas sejam apresentadas e debatidas de maneira democrática e participativa.

Polo de Tecnologia da Informação, Comunicação e Serviços

O Polo de Tecnologia da Informação, Comunicação e Serviços (Tics) é o terceiro a compor o Parque Tecnológico de Alagoas, junto aos Polos Agroalimentares de Batalha e Arapiraca, e contará com ambiente de interação, salão multiuso para 700 pessoas, setor educacional destinado a área acadêmica, biblioteca, núcleo de ideias, para empreendedores inovadores e empresários interagirem, um anfiteatro com capacidade para 300 pessoas, além da capacidade de acomodar até 40 empresas de pequeno, médio e grande porte.

Localizado em um prédio tombado pelo patrimônio histórico, contará com uma construção dividida em três pavimentos, com área total de 6.136,16 m². Também servirá como um instrumento de resgate do bairro histórico de Jaraguá, proporcionando visibilidade e atraindo a circulação de pessoas, contribuindo para o desenvolvimento da cultura e turismo para a região que possui grande parte do patrimônio arquitetônico de Maceió.