Geral

Ferramenta de mensagem SMS é implantada no Corpo de Bombeiros

21/01/2016
Ferramenta de mensagem SMS é implantada no Corpo de Bombeiros

22222222222

Imagine ser informado pelo celular via Short Message Service, ou serviços de mensagens curtas, quando seu nome for citado em alguma publicação de sua empresa, em relatórios de gestão, em documentos administrativos que ainda estão em trâmite ou até mesmo no Diário Oficial do Estado. O serviço que parecia um pouco distante da nossa realidade começa a ser implantado no Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL).

A Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC) acaba de disponibilizar mais um serviço para seus militares. Agora já é possível receber um SMS no celular, cadastrado previamente no Sistema BMRH, com a informação de quando o nome do militar foi citado no Boletim Geral Ostensivo (BGO) da corporação.

A nova ferramenta contribui para que o militar não perca nenhuma informação publicada com o seu nome em ofícios, memorandos, notas de publicação, informações de férias e licenças, e afins, desde que publicadas no assentamento do militar e transcritas no boletim. O militar recebe em seu celular o número do BGO e a data que ele foi publicado.

Segundo o tenente-coronel Ricardo Cruz, superintendente da STIC, o serviço é mais um passo a frente na informatização dos sistemas da corporação. “Sem dúvidas que é mais uma forma de auxiliar a visualização dos boletins. A ferramenta não exime que o militar deixe de ler o BGO, ela apenas emite um alerta informando que aquele militar foi citado em tal boletim”, disse.

Como funciona

Através de um link disponibilizado na Intranet da corporação, o militar cadastra um número de celular para poder receber o SMS de alerta. A ferramenta é vinculada ao banco de dados do Sistema BMRH onde é feito o assentamento (histórico funcional) de todos os militares, ou seja, é necessário o número da matrícula do militar para cadastrar apenas um número de celular.

Quando o BGO é publicado, um torpedo de alerta é enviado para o número cadastrado informando qual o número do BGO e a data que aquele militar foi mencionado.