Cidades
Semas leva ações de combate ao trabalho infantil ao Jaraguá Folia, em Maceió


O bloco Semas Folia também tem como meta a arrecadação de material escolar, que será doado integralmente às crianças das unidades de acolhimento. (Foto: Divulgação)
A Secretaria de Assistência Social de Maceió (Semas) se prepara para levar até as prévias carnavalescas de Maceió, pelo segundo ano, o bloco carnavalesco da instituição, que tem como princípio o trabalho de divulgação dos números disponíveis para as denúncias sobre o trabalho infanto juvenil, durante a folia. O bloco Semas Folia também tem como meta a arrecadação de material escolar, que será doado integralmente às crianças das unidades de acolhimento.
Durante o carnaval, o número de crianças e adolescentes colocados em situação de trabalho infantil – em alguns casos pelos próprios pais e/ou responsáveis – aumenta consideravelmente, na capital e no interior do Estado. A principal ferramenta de combate a este tipo de prática continua sendo o Dique Direitos Humanos. Por meio de colaboração da população, através do Disque 100, a Semas pode rastrear os casos e atuar, junto com o Conselho Tutelar, no cumprimento das medidas cabíveis.
As ações de divulgação do Disque 100 e de monitoramento dos casos suspeitos, que já são executadas pela Coordenação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) da Semas, junto com o Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), serão levadas ao Jaraguá Folia, durante a passagem do Bloco Semas Folia.
“Nós temos um histórico bastante positivo de ações que conseguem retirar a população infantojuvenil das situações vulneráveis e, principalmente, de trabalho infantil. Graças ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que é o serviço que recebe as crianças e os adolescentes retirados da situação de trabalho infantil, estamos conseguindo mudar os números negativos. Esses e outros trabalhos de prevenção e combate a prática serão divulgados no nosso bloco”, disse Celiany Rocha, secretária municipal de Assistência Social.
A aquisição da camisa do bloco, que dá direito ao folião a participação dentro da área limitada ao Bloco Semas Folia, vai acontecer por meio da doação de kits escolares que serão repassados às crianças e os adolescentes das unidades de acolhimento da capital. Os servidores interessados em participar do desfile terão acesso à lista de materiais nas salas das coordenações e diretorias dos quais fazem parte.
A troca dos kits vai acontecer no prédio-sede da Semas, nos dias 25 e 26 de janeiro. O Bloco Semas Folia desfilará no bairro de Jaraguá, no dia 29, às 20h, e terá o acompanhamento de uma orquestra de frevo. A concentração do bloco acontece na Praça Marcílio Dias.
Mais lidas
-
1QUÍNTUPLO HOMICÍDIO
Polícia prende suspeito de cometer chacina que matou cinco pessoas em Estrela de Alagoas
-
2NOTAS FALSAS
Jovem de Arapiraca é presa no Ceará por circular com R$ 2.100,00 em notas falsas
-
3HOMICÍDIO QUÍNTUPLO
Identificadas as cinco vítimas da chacina em Estrela de Alagoas
-
4ESTRELA DE ALAGOAS
Tragédia na Lagoa dos Porcos: chacina choca todo o Estado; Polícia Investiga crime passional por cíúmes
-
5CHACINA
Cinco pessoas são executadas dentro de residência em Estrela de Alagoas