Geral
Rede hoteleira investe em decoração com peças do artesanato alagoano
Representando umas das mais ricas formas de expressão da cultura de um povo, o artesanato atua, também, como transmissão de conhecimento e valorização da tradição cultural passada às futuras gerações. Para os turistas que chegam a Alagoas, é indispensável o contato com o artesanato produzido no Estado, considerado um dos mais singulares do país e um atrativo à parte para os visitantes.
Pensando em conceder maior visibilidade ao trabalho dos artesãos locais, os empreendimentos hoteleiros vêm investindo, cada vez mais, na divulgação do artesanato alagoano por meio de peças e produtos presentes na decoração de diversos ambientes dos hotéis.
Nos espaços, as tradicionais tipologias de renda filé, esculturas em madeira e fibras de taboa ganham formas de objetos de decoração, como toalhas de mesa, quadros, almofadas, poltronas e porta-objetos que apresentam aos turistas, desde o primeiro contato, um pouco mais sobre a cultura e diversidade encontrada em Alagoas.
Para a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jeanine Pires, a exposição das peças nos hotéis, além de atuar como divulgação cultural, garante, também, a valorização dos profissionais artesãos. Além da importância no cenário artístico, a produção artesanal tem função social transformadora, uma vez que, para a maioria dos artesãos, a confecção de peças representa sua única fonte de renda.
“O artesanato é uma das grandes marcas da cultura alagoana e complementa o potencial turístico do Estado. Nossos esforços estão concentrados no reconhecimento e valorização dessa atividade, como também no avanço das oportunidades de geração de trabalho e renda, e a transformação social que a atividade pode oferecer”, destaca Jeanine Pires.
Café com Arte
Apresentando aos turistas muito mais do que a gastronomia local, os cafés da manhã dos hotéis de Alagoas estão recheados, também, de arte. Em sua 7ª edição, o programa Café com Arte reúne artesãos alagoanos de diversos municípios para expor e comercializar seus produtos nos hotéis.
Com as vendas iniciadas no último dia 16 de dezembro, os profissionais já alcançaram, até agora, R$ 41.000 em vendas. O projeto segue até o mês de fevereiro.
Mais lidas
-
1LUTA PELA POSSE
Pequenos agricultores de Palmeira dos Índios se mobilizam para não perder suas terras
-
2CAMPEONATO ALAGOANO
CSE está sem caixa para pagar jogadores; clube estreia diante do CSA neste domingo
-
3POLICIAL FOI ATINGIDA
Agente socioeducativo morre em troca de tiros com a PC, na Praça dos Martírios, centro de Maceió
-
4FUTEBOL
Fortaleza contrata Kuscevic, ex-Palmeiras, de forma definitiva e cede Bruno Melo ao Coritiba
-
5ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Pai é preso acusado de estuprar filha menor de idade, na cidade do Pilar