Geral

Ney Matogrosso é a atração do primeiro dia de Festival Maceió Verão 2016

08/01/2016
Ney Matogrosso é a atração do primeiro dia de Festival Maceió Verão 2016
Ney Matogrosso vai mostrar o show "Atento aos Sinais", no Festival Maceió Verão 2016 (Foto: Reprodução)

Ney Matogrosso vai mostrar o show “Atento aos Sinais”, no Festival Maceió Verão 2016 (Foto: Reprodução)

O cantor Ney Matogrosso chega a Maceió amanhã (9), para participar do Festival “Maceió Verão 2016”. Ney vai mostrar ao público o seu mais recente show “Atento aos Sinais”, onde interpreta canções de Lenine e Arnaldo Antunes, Lobão, Paulinho da Viola, Itamar Assumpção, Vitor Ramil, Caetano Veloso, Criolo, Dani Black, entre outros, além de músicas dos alagoanos Júnior Almeida, e uma fusão sonora que reuniu os músicos Dinho Zampier, André Meira, Pedro Ivo Euzébio e Vitor Pirralho.

A abertura da primeira noite do Festival, que tem Mato Grosso como atração principal, fica por conta dos grupos Troco em Bala e Gato Negro, e da cantora Irina Costa.

Ney de Souza Pereira, mais conhecido como como Ney Matogrosso, é um cantor, diretor e ator brasileiro, que nasceu em Bela Vista no dia 1º de agosto de 1941. Ex-integrante dos Secos & Molhados (1973-1974), foi o artista que mais se sobressaiu do grupo após iniciar sua carreira solo com o disco Água do Céu-Pássaro (1975) e com suas apresentações subsequentes.

É considerado pela revista Rolling Stone como a terceira maior voz brasileira de todos os tempos e, pela mesma revista, trigésimo terceiro maior artista brasileiro de todos os tempos. Embora tenha começado relativamente tarde, das canções poéticas e de gêneros híbridos dos Secos e Molhados ele passou a interpretar outros compositores do país, como Chico Buarque, Cartola, Rita Lee e Tom Jobim, construindo um repertório que prima pela qualidade e versatilidade. Em 1983, completava dez anos de estreia no cenário artístico e já possuía dois Discos de Platina  e dois Discos de Ouro, inclusive pela enorme repercussão da canção “Homem com H” de 1981.

Como iluminador de espetáculos, tem supervisionado toda a produção da área em suas próprias apresentações e também merece destaque seu trabalho de iluminação e seleção de repertório no show Ideologia (1988) de Cazuza e no show Paratodos de Chico Buarque em 1993,ao que afirma: “quero que as luzes provoquem sensações nas pessoas”. Matogrosso também tem atuado recentemente no cinema: estreou em 2008 no curta-metragem Depois de Tudo, dirigido por Rafael Saar, e no filme Luz das Trevas de 2009, dirigido por Helena Ignez.

Distinguido por sua rara voz de contratenor. Ney Matogrosso também é conhecido por suas performances ao vivo. Atribuem a sua maquiagem cênica e seu vestuário exótico desde os anos 70 uma certa mudança de conceitos sobre o comportamento masculino apropriado no Brasil.

Confira a programação completa do Festival de Verão de Maceió 2016

Dia 09 de janeiro (sábado)

Troco em Bala e Gato Negro
Irina Costa
Ney Matogrosso

Dia 16 de janeiro (sábado)

Afro Mandela
Naná Martins
Daniela Mercury

Dia 23 de janeiro (sábado)

Xique Baratinho
Big Jones
Titãs

Dia 31 de janeiro (domingo)
Vibrações
Favela Soul
Jorge Ben Jor