Geral
Vistorias em veículos leves sobre trilhos garantem segurança a passageiros
Atendendo à solicitação da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em Maceió, o Instituto de Metrologia e Qualidade de Alagoas (Inmeq/AL) estará, entre os dias 28 e 30 deste mês, acompanhando a inspeção dos cronotacógrafos do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT).
O equipamento está presente em todo veículo que realiza transporte de passageiros, porém, a obrigatoriedade de verificação abrange apenas o transporte rodoviário.
De acordo com o agente de fiscalização do Departamento de Cronotacógrafo do Inmeq, Pedro Moreira, a legislação brasileira sobre esse instrumento não obriga o transporte ferroviário a fazer verificações periódicas, mas elas podem ser realizadas mediante solicitação das empresas ou órgãos competentes.
“Nós ainda não tínhamos realizado esse tipo de trabalho em Maceió, mas como foi solicitado pela CBTU, estamos acompanhando uma oficina certificada pelo Inmetro, que está fazendo a verificação dos tacógrafos, para ajudar e garantir que a verificação está acontecendo de forma correta”, informou o agente.
Ao todo são oito veículos, sendo sete em pleno funcionamento, que transportam em média cerca de 11 mil passageiros por dia, entre as cidades de Maceió e Rio Largo.
“O principal motivo dessa solicitação é verificar se o equipamento está fazendo as medições corretas, e trazer mais segurança para o transporte”, disse Fábio, um dos funcionários da CBTU que acompanha as inspeções.
O cronotacógrafo é o instrumento responsável por medir e registrar, de forma simultânea, a velocidade e a distância percorrida por um veículo, além de reunir dados sobre o tempo de parada e de condução. Essas informações são fundamentais para investigação, por exemplo, em caso de acidentes ou denúncias de má condução.
Mais lidas
-
1ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas
-
2CÚPULA
Entrada de 9 países no BRICS como parceiros mostra que o grupo 'oferece um paradigma mais inclusivo'
-
3FEMINICÍDIO
Preso policial suspeito de matar feirante em hotel de Palmeira dos Índios
-
4DEFINIDO
Decreto decide feriados e pontos facultativos para 2025 em Palmeira dos Índios
-
5FISCALIZAÇÃO OU CHANTAGEM POLÍTICA?
Vereadores mudam postura e pedem investigação sobre o IGPS em sessão extraordinária da Câmara de Palmeira dos Índios