Geral
Microcefalia poder estar associada ao uso da vacina tríplice, dizem pesquisadores


Pesquisadores pedem que Ministério da Saúde investigue suspeita sobre microcefalia (Foto: www.febrasgo.org.br)
A microcefalia, e outras doenças, podem estar ligadas ao uso da vacina tríplice. Pelo menos é o que dizem pesquisadores, que suspeitam que a doença também está associada ao vírus da rubéola. Os pesquisadores levantam a suspeita e pedem para ser investigada pelo Ministério da Saúde.
O uso da vacina tríplice , que evita sarampo, caxumba e rubéola, está disponível para mulheres no início da gestação, na rede pública de saúde. Essa vacinação teria sido um “erro operacional” iniciado em Pernambuco, e por isso a maior incidência da microcefalia naquele Estado.
A suspeita da rubéola e não o zika-vírus como causa da microcefalia explica por que só no Brasil se registra esse tipo de deformidade.
No início da gestação, a rubéola provoca deficiências como glaucoma congênito, surdez, malformações cardíacas ou retardo mental. Nos primeiros 3 meses de gestação, rubéola pode gerar a temida Síndrome da Rubéola Congênita (SRC), de efeitos devastadores.
A SRC provoca deficiência auditiva, cardiopatia congênita, retardo do crescimento intra-uterino, catarata, glaucoma e microcefalia.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Seduc realiza 6ºconvocação do PSS de profissionais de apoio da Educação Especial
-
2CASO GABRIEL LINCOLN
Palmeira: Ministério Público ouve familiares e advogado de jovem morto em ação policial
-
3COMUNICAÇÃO
Clevânio Henrique lança projeto independente e deixa NN FM após dois anos; Microfone Aberto é transmitido por 4 emissoras em Arapiraca, Palmeira e Santana
-
4PODCAST
Ricardo Mota fez na entrevista o que sempre escreveu que o governador fazia nos bastidores: riu do "imperador" Julio Cezar.
-
5AVAL DA BANCADA DO CONFEITO
Prefeitura e Câmara de Palmeira ignoram Justiça e trocam terras da União avaliadas em R$1 milhão; FUNAI já acionou a assessoria jurídica sobre a permuta escandalosa