Cidades
Maceió: Prefeitura inaugura Cras no Selma Bandeira
A comunidade do Selma Bandeira, no Benedito Bentes, foi contemplada nesta segunda-feira (28), com um Centro de Referência da Assistência Social (Cras). Com a inauguração do equipamento, a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), totaliza 15 Cras, elevando para mais de 50% a cobertura de assistência no território maceioense.
A inauguração também faz parte das ações da Prefeitura em comemoração aos 200 anos de emancipação e contou com as presenças do vice-prefeito Marcelo Palmeira e da titular da Semas, Celiany Rocha, além de secretários municipais, conselheiros tutelares e lideranças comunitárias.
O Cras também conta com uma Unidade Descentralizada do Cadastro Único/Bolsa Família, destinada aos atendimentos do Cadastro Único Para Programas Sociais, o CadÚnico.
“Inauguramos na semana passada o Cras Fernão Velho e hoje viemos ao Benedito para entregar esse importante equipamento de inclusão social. A estrutura foi dotada para atender cinco mil famílias, o que é fundamental, se considerado a importância da assistência na vida das pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade”, destacou Marcelo Palmeira.
De acordo com Celiany Rocha, com mais essa inauguração Maceió passa a ser reconhecida como metrópole pelo Ministério do Desenvolvimento (MD).
“Maceió tem se aperfeiçoado a cada dia na política de assistência e muito disso atribuímos à atenção da gestão do prefeito Rui Palmeira. Com o Cras, as famílias são beneficiadas com serviços essenciais, que contribuem não só para a política social do bairro, mas também para o desenvolvimento como um todo”, disse.
Para a coordenadora do Cras, Ana Lúcia Nogueira, a chegada do equipamento representa melhoria de condições e qualidade dos serviços ofertados na comunidade. “Já fazíamos o atendimento à população, mas a chegada do Cras representa um avanço sem precedentes. Faremos o acompanhamento integral das famílias, com a ampliação dos serviços. Antes nós referenciávamos para unidades mais próximas, mas agora todo o trabalho será feito na própria comunidade”, explicou.
Usuária do Cras, Zuleide Pinheiro comemorou a ampliação dos serviços de assistência social na comunidade. “Faço parte do grupo de idosos atendidos pelo Cras e posso dizer que para todos nós hoje é um dia de muita alegria”, frisou. “Maceió está mudando e essas mudanças podem ser notadas também nos equipamentos de assistência, como postos de saúde e Cras”, complementou o conselheiro tutelar, Givaldo Titio.
Ao todo, cinco mil famílias em situação de vulnerabilidade social serão acompanhadas pelo Centro, por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif). A presença do CadÚnico vai fazer com que mais de 12 mil famílias da região, beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF), não necessitem mais se dirigir à sede do Cadastro, que fica no bairro do Poço. Todas as demandas referentes ao CadÚnico poderão ser resolvidas na Unidade anexa ao Cras.
“O Cras foi instalado numa comunidade carente e de difícil acesso. Além da melhoria nós ganhamos o CadÚnico, um espaço pertindo de todos para resolver pendências acerca do Bolsa Família. A comunidade está agradecida aos serviços e atenção da Prefeitura”, acrescentou o líder comunitário do Benedito Bentes, Siderlan Mendonça.
Mais lidas
-
1NO APAGAR DAS LUZES
OAB palmeirense cobra transparência na gestão municipal de Palmeira dos Índios
-
2MAIORIA FORMADA
Oito vereadores de Palmeira subscrevem petição da OAB e exigem explicações sobre mais contratos e recursos municipais da gestão do imperador
-
3IPVA 2025
Sefaz divulga calendário de pagamento do IPVA em Alagoas
-
4VAMOS A LA PLAYA
Vereadores eleitos de Palmeira dos Índios se refugiam em praia paradisíaca antes de posse e eleição na Câmara
-
5VIOLÊNCIA
Homem agride companheira dentro da UPA de Palmeira dos Índios e causa danos ao patrimônio público