Geral
Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos encerra 2015 contabilizando muitas conquistas


Criação da Casa dos Conselhos foi uma das conquistas da Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos em 2015
(Foto: Adaílson Calheiros)
O ano de 2015 foi de muitas conquistas para a Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos, com destaque para a implantação da Central de Interpretação de Libras, a Casa dos Conselhos, a Central da Mulher e dos Direitos Humanos e a realização das conferências regionais e estaduais da Mulher, da Pessoa com Deficiência e da População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Foram muitas atividades que contribuíram significativamente para a inclusão no Estado.
Para Roseane Cavalcante, titular da pasta, mesmo 2015 sendo um ano de ajustes, tanto econômico quanto de pessoal, as metas da secretaria foram alcançadas. “O ano foi para arrumar a casa. Era necessário, e o governador Renan Filho fez o que tinha de ser feito. Para 2016 temos algumas metas e, com esforço coletivo, estamos firme no propósito dessas realizações”, explicou.
Entre as atividades realizadas, a secretária destaca a antiga reivindicação da comunidade surda, com a criação da Central de Interpretação de Libras, a Casa dos Conselhos, proporcionando aos conselheiros um espaço digno ao desenvolvimento de suas atividades, além da Central da Mulher.
“A Central abriga em um só local o Centro Especializado de Atendimento à Mulher, o Centro de Cidadania e Referência em Direitos Humanos e o Balcão de Atendimento às Pessoas com Deficiência. As expectativas para o ano de 2016 é de que a pasta da Mulher e dos Direitos Humanos avance ainda mais”, explicou Roseane Cavalcante.
Ela destacou como metas para o próximo ano, a implantação da segunda Central de Libras do Estado, desta vez, no interior alagoano, bem como o atendimento à distância para a população surda, por meio do uso de tecnologias.
Segundo a secretária, a realização das conferências estaduais de Direitos Humanos e a participação dos delegados representantes de Alagoas nas conferências nacionais, que acontecem em Brasília, também foram apontadas como prioridades para a gestão.
“A construção dos planos de igualdade dos direitos humanos, juntamente com a sociedade civil, também é ponto fundamental para nós durante este novo ano que se inicia. Ainda temos como metas a realização dos jogos indígenas estadual, a interiorização dos conselhos e a inauguração da sede única do Procon-AL, que deverá otimizar e facilitar os serviços oferecidos à população”, finalizou a gestora.
Mais lidas
-
1MANIFESTAÇÃO
Passeata em Palmeira dos Índios pede justiça por Gabriel Lincoln
-
2NÃO RESISTIU AOS FERIMENTOS
Segundo envolvido na morte do sargento reformado morre neste sábado, em confronto com a polícia
-
3DISCUSSÃO
Duda Guerra desmente término com Benício Huck após polêmica
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5TRANSMISSÃO
ASA será o primeiro clube a exibir jogo em sua plataforma digital, após a liberação da CBF