Cidades

Maceió: Camerata Ero Dictus apresenta concerto natalino no Parque

18/12/2015
Maceió: Camerata Ero Dictus apresenta concerto natalino no Parque
Camerata Ero Dictus volta a se apresentar no Parque Municipal (Foto: Pei Fon/ Secom Maceió)

Camerata Ero Dictus volta a se apresentar no Parque Municipal (Foto: Pei Fon/ Secom Maceió)

O verde e a vida que brotam do Parque Municipal de Maceió outra vez viram cenário para música erudita. Neste sábado (19), às 11h, o local será palco de mais uma apresentação da camerata Ero Dictus, que desta vez traz um concerto com as mais belas canções de Natal. No repertório, a musicalidade brasileira e alagoana se junta ao cancioneiro natalino universal e prometem emocionar o público de todas as idades. A entrada é franca.

O concerto é uma realização da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural. O evento integra o Programa Ações Culturais para Maceió, fruto do convênio nº 798826/2013, assinado entre Fmac e MinC, graças à emenda parlamentar do deputado federal Paulão (PT).

O maestro Max Carvalho, responsável pela direção musical e artística do espetáculo, revela que todo o concerto foi preparado dentro de um ideário de muita leveza e singeleza, características estas que perpassam todas as peças do repertório instrumental e coral.

“A principal característica deste espetáculo é a sensibilidade com que a música está sendo feita. A proposta é fazer música com muita verdade, e a sensibilidade aparece porque nos sentimos confortáveis no processo da busca por esta verdade”, afirma o maestro.

Max Carvalho divide a batuta com Almir Medeiros, maestro convidado, que assina o primeiro bloco do concerto com uma proposta instrumental baseada no acervo de música erudita brasileira e regional. O programa inicia com as peças “Chegança” (Benny Wolkoff), “Brejeiro” (Ernesto Nazareth), um medley baseado na obra de Luiz Gonzaga assinado por Almir Medeiros, e uma peça coral com arranjo para orquestra: “Natal Nordestino” (Eliezer Setton).

O segundo bloco traz formações musicais, ora instrumentais, ora vocais acompanhadas de poucos instrumentos: “Ladies in Lavender” (Nigel Hess), num duo do violinista Thiago Herculano com a pianista Oriêta Feijó; “Cantiga de Nossa Senhora” (Hekel Tavares), em duo do tenor Daniel Lima com a soprano Priscilla Monteiro, com acompanhamento da pianista Selma Brito; “Natal Branco”, num arranjo para piano a quatro mãos executado pelas pianistas Selma Brito e Oriêta Feijó; e “Cantique de Noël” (Adolphe Adam), na voz da soprano Elvira Rebelo acompanhada pelo oboísta André Tokura e pelo pianista Douglas Nascimento.

O clima de Natal define o tom do concerto em um terceiro bloco de composições corais natalinas eruditas e do cancioneiro cristão universal, trazendo “Glória ao Rei que vos nasceu” (Mendelssohn), “Adeste Fideles” (J. Fancis), o coro da Cantata 147, de Bach, “Jesus, Alegria dos Homens”, o coro 44 do oratório “Messiah” (Handel). O clássico “Noite Feliz” encerra a récita que promete tocar mais que canções e a memória afetiva de todo público.