Cidades
Artistas plásticos e artesãos da terra dão toque mágico ao Natal
Das mãos e da força criativa de artistas plásticos e artesãos de Arapiraca, um natal cheio de brilho e teor sustentável tem surgindo por entre nossas praças e calçadões no Centro do município.
O trabalho feito com esmero pelo grupo “Arte Sustentável” está chamando a atenção nas ruas da cidade, tendo em vista que tudo é efetuado utilizando materiais recicláveis que outrora iriam diretamente para o lixo.
A equipe formada por Johnson Cavalcante, Wnilton Leandro, Lucineide Bispo e Pedro Rodrigues – que também foi responsável pela imensa cidade cenográfica no São João de Arapiraca 2015, no Parque Municipal Ceci Cunha – está trabalhando os três horários para que tudo saia dentro dos conformes.
Segundo Lucineide Bispo, a “Lu”, o planejamento começou exatamente após o período junino, ainda em julho deste ano. “Tudo foi colocado no papel e estudamos minuciosamente como fazer um Natal grandioso aqui em nossa cidade, tanto no aspecto de proteção ambiental quanto no charme a fim dos moradores e turistas se deliciarem”, conta.
Ela ficou responsável pela coleta, separação, encaixe e montagem das garrafas PET usadas na decoração este ano. Ao todo, foram mais de 50 mil delas colhidas em escolas da Rede Municipal de Ensino, estaduais, particulares e federal.
Foi montada uma “Fábrica de Sonhos”, uma espécie de galpão para que os profissionais de arte pudessem trabalhar de maneira plena, na Rua Olavo Bilac, bairro do Centro, aberta a todos que quiserem ajudar e participar do processo.
“Achei maravilhosa essa ideia de decorar a nossa cidade com estas decorações feitas de algo que iria para o lixo. O que ia ser jogado fora agora se tornará ‘luxo’. E isso reflete positivamente na natureza, se olharmos direito, pois o plástico é um das coisas que mais demoram a se decompor. E que bom que ele servirá de pano de fundo para o nosso lindo Natal”, diz a estudante do 9º ano da Escola de Ensino Fundamental Maria de Nazaré, Vitória Farias, de 16 anos. Diversos alunos tem auxiliado o grupo (veja aqui), bem como a Associação de Catadores de Resíduos Sólidos de Arapiraca (Ascara).
O trabalho braçal com vergalhões e arames até a peça final, cheia de detalhes estéticos, deu margem a estrelas, sinos, túneis, velas, anjos, lustres, guirlandas, renas, bolas natalinas, bonecos de neve,Papai Noel e caixas de presentes, todos estes itens feitos a partir do material reciclável coletado.
“Imagine no impacto ambiental que todas estas garrafas PET iam causar! Nossa pretensão é fazer até o fim deste mês de dezembro, cerca de 700 peças e espalhá-las pela cidade de Arapiraca. É um feito e tanto, onde lavamos e pintamos as garrafas de vermelho, verde, dourado, prata e branco, com esmalte sintético”, relata o artista Johnson Cavalcante.
Afora a decoração, a Prefeitura também está proporcionando para a população uma programação especial. As atrações culturais vão percorrer as praças Deputado José Marques da Silva e Bom Conselho, Bosque das Arapiracas e Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves.
Mais lidas
-
1LITORAL NORTE
Incêndio de grande proporção atinge Vila Porto de Pedras em São Miguel dos Milagres
-
2DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
3SAÚDE
Lady Gaga em Copacabana: Artista usa Yoga para tratar condição que fez cancelar show no Brasil em 2017
-
4ACIDENTE
Condutor desvia de animal e colide com mureta na AL-115 em Palmeira dos Índios
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Mesmo com nova gestora, a prefeita Luiza, 19 dos 24 secretários devem permanecer na prefeitura; veja a lista