Geral

Rozangela Wyszomirska inspeciona obras da Maternidade Santa Mônica

05/12/2015
Rozangela Wyszomirska inspeciona obras da Maternidade Santa Mônica
A unidade, que é referência para o atendimento a gestantes de alto risco, está com diversas equipes trabalhando nos retoques finais  (Fotos: Carla Cleto)

A unidade, que é referência para o atendimento a gestantes de alto risco, está com diversas equipes trabalhando nos retoques finais
(Fotos: Carla Cleto)

 

 

Imprimindo um ritmo de trabalho que prima pela eficiência no serviço público, a secretária de Estado da Saúde (Sesau), Rozangela Wyszomirska, dedicou a manhã deste sábado (5) para inspecionar as obras de reforma e ampliação da Maternidade Escola Santa Mônica (Mesm). A unidade, que é referência para o atendimento a gestantes de alto risco, está com diversas equipes trabalhando nos retoques finais para reinaugurá-la no fim deste mês, conforme determinação do governador Renan Filho.

 

Acompanhada do reitor em exercício da Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal), Paulo Medeiros, a gestora da saúde estadual fez questão de conferir cada espaço que está sendo reformado e ampliado. Além da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), Rozangela Wyszomirska inspecionou o Centro Cirúrgico, as enfermarias, salas de pré-parto, pós-parto e a central de máquinas, responsável pela climatização da unidade.

 

 

“São várias frentes de trabalhadores atuando todos os dias para entregarmos aos alagoanos a Maternidade Escola Santana Mônica no fim deste mês. Esta unidade que é referência no atendimento materno e infantil e já foi responsável pelo nascimento de centenas de alagoanos, sempre atuando de forma eficiente e humanizada”, ressaltou, evidenciando que a unidade tem como propósito atender, exclusivamente, gestantes de alto risco.

 

 

Atendimento Obstétrico

Desde fevereiro deste ano, o atendimento obstétrico da Maternidade Escola Santa Mônica está funcionando no Hospital do Açúcar até a conclusão da reforma. Em uma ala exclusiva estão funcionando duas salas de cirurgia, triagem e pré-parto, sala de parto, leitos de UTI Materna e leitos de enfermaria.

 

Já os leitos de UTI Neonatal e de Mãe Canguru estão funcionando no Hospital Geral do Estado (HGE).  Até a conclusão da reforma da Maternidade Escola Santa Mônica, as duas unidades irão acomodar o atendimento de alto risco prestado pela Maternidade Escola Santa Mônica.

 

 

Hemoal 

E após inspecionar as obras da Maternidade Escola Santa Mônica, a secretária de Estado da Saúde se deslocou até o Hemocentro de Alagoas (Hemoal), no bairro Trapiche, que foi vítima de um incêndio na madrugada da sexta-feira (4). No local, ela esteve no segundo andar do prédio, que teve o Centro de Processamento de Dados (CPD) totalmente destruído pelo fogo.

 

Após se reunir com a gerente do Hemoal, Verônica Guedes, e servidores do órgão – que é referência no atendimento hematológico e hemoterápico em Alagoas – Rozangela Wyszomirska determinou que a equipe de engenharia da Sesau apresente, até a segunda-feira (7), um laudo técnico que aponte os efeitos do estrago provocado pelo incêndio. O laudo deve informar, ainda, se haverá, ou não, a necessidade de substituir toda a rede elétrica do prédio.

 

“O Hemoal é uma unidade referência para a saúde pública dos alagoanos e o trabalho desenvolvido pela equipe multiprofissional é de extrema importância para a sociedade. Todas as medidas serão adotadas com prudência, responsabilidade e seguindo laudos técnicos, produzidos por profissionais habilitados. Nosso propósito é assegurar o bem estar dos servidores, colaboradores e doadores voluntários de sangue”, enfatizou Rozangela Wyszomirska.