Geral
Cipa atua na qualidade do ambiente de trabalho dos servidores da UE


Recém eleita, a nova gestão é formada por 22 representantes, entre efetivos e suplentes
(Foto: Adalberto Custódio)
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Unidade de Emergência do Agreste vem intensificando ações no sentido de levar informações, orientações, esclarecimentos e prevenção de acidentes e doenças ocupacionais aos funcionários daquela unidade hospitalar.
Além do trabalho realizado junto à direção do hospital, a CIPA também tem desenvolvido algumas atividades com a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), no sentido de evitar doenças infectocontagiosas, uso correto da caixa de pérfuro-cortante e dos Equipamentos de Proteção Individual, os chamados EPI’s.
Recém eleita, a nova gestão é formada por 22 representantes, entre efetivos e suplentes, que foram escolhidos tanto pelo voto direto como por indicação da diretoria. Cada representante da Cipa vem sendo submetido a treinamentos com carga horária de 20 horas, baseados na Norma Regulamentadora nº 5, mais conhecida como NR5.
Treinamento – Um dos treinamentos realizados recentemente foi o de combate a princípio de incêndio dentro do hospital, que ainda envolveu funcionários da obra de ampliação daquela Unidade. O treinamento, coordenado pela Engenharia de Segurança do Trabalho do hospital foi estendido aos servidores e funcionários terceirizados da instituição.
O tipo de acidente mais frequente em qualquer ambiente hospitalar envolve pérfuro-cortantes e material biológico. Mas ainda existe a preocupação em prevenir as doenças ocupacionais adquiridas no local de trabalho.
De acordo com a presidente da Cipa, Cícera Rodrigues, são realizadas reuniões periódicas com os servidores, no sentido de prevenir incidentes desta natureza. “Cada um de nós cipeiros tem o papel multiplicador, uma vez que a comissão é formada por servidores dos mais variados setores do hospital. Pelo menos uma vez ao mês nos reunimos para discutir o que foi coletado por cada um e, a partir daí, construímos uma ata com situações de não conformidade que podem ser repassadas à diretoria ou ao responsável pelo setor em questão”, finalizou a presidente.
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