Geral

Estado encerra em 1º lugar Campanha de Tratamento a Estudantes com Verminose

04/12/2015
Estado encerra em 1º lugar Campanha de Tratamento a Estudantes com Verminose
Estado ultrapassou meta do Ministério da Saúde com tratamento contra as verminoses para estudantes da rede pública (Foto: Carla Cleto)

Estado ultrapassou meta do Ministério da Saúde com tratamento contra as verminoses para estudantes da rede pública
(Foto: Carla Cleto)

Alagoas obteve, entre os 26 estados brasileiros, a maior cobertura na Campanha Nacional de Tratamento a Estudantes com Verminose de 2015. Segundo o Ministério da Saúde (MS), o Governo do Estado deveria tratar 85% dos 376.984 alunos matriculados de 5 a 14 anos, mas conseguiu disponibilizar o medicamento albendazol para 337.113 estudantes, o que corresponde a 89,42%, representando 4,42% a mais do que a meta preconizada.

Além de ter ocupado o topo do ranking quanto aos estados que mais trataram estudantes contra a verminose este ano, Alagoas também figura como um dos dois únicos estados que atingiram a meta estabelecida pelo MS. Isso porque, também com exceção da Paraíba, que tratou 86,3% dos alunos na faixa etária de 5 a 14 anos, os demais estados brasileiros não alcançaram sequer o percentual mínimo, que corresponde a 85%.  

A boa notícia, que comprova o compromisso da atual gestão estadual com a saúde pública alagoana, foi divulgada pelo Ministério da Saúde, em Brasília. Os dados constam do Sistema FormSUS, vinculado ao DataSUS, que apresenta dados epidemiológicos dos 26 estados e 5.570 cidades municípios brasileiros.

Inovação

Segundo a coordenadora do Programa de Combate às Doenças de Veiculação Hídrica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jean Lúcia dos Santos, na edição 2015 da campanha registrou uma inovação. Isso porque, houve a inclusão do tratamento coletivo para esquistossomose em estudantes que residem em municípios que apresentam percentual de positividade acima de 25%.

“Com esta medida, buscou-se alcançar de forma integrada as metas de eliminação da esquistossomose como problema de saúde pública no Brasil. Em Alagoas foram selecionados os municípios de Cajueiro e Campestre e, em relação à esquistossomose, nos dois municípios prioritários, 784 alunos foram examinados, onde 130 apresentaram resultado positivo para a doença, o que corresponde a 16,58%”, informou Jean Lúcia dos Santos.

Êxito 

 

Para a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, o resultado positivo da Campanha Nacional de Tratamento a Estudantes com Verminose é fruto do trabalho sério da atual gestão estadual de saúde e da parceria com os municípios. “Temos que enfatizar o envolvimento de enfermeiros, médicos, técnicos do PSE [Programa Saúde na Escola], auxiliares de enfermagem, agentes de saúde e de endemias dos municípios, além da parceria com as Secretarias Municipais de Educação”, comemorou a gestora da saúde estadual.