Geral
Real Madrid é eliminado da Copa do Rei por escalação irregular

O Real Madrid está eliminado da Copa do Rei no “tapetão”. Nesta sexta-feira, Francisco Rubio, juiz de competições da Espanha, ignorou a argumentação do departamento jurídico merengue e puniu o time da capital espanhola pela escalação irregular do meia Denis Cheryshev na vitória sobre o Cádiz, na última quarta-feira.
Após a partida, o time amarelo entrou com protesto na RFEF (Real Federação Espanhola de Futebol), dizendo que o russo não poderia entrar em campo, já que estava suspenso pelo acúmulo de três cartões amarelos, quando ainda defendia o Villarreal por empréstimo.
O Real alegou que nem o atleta nem o clube forma notificados, o que anularia o gancho de Cheryshev, mas a Federação ignorou a reclamação madrilenha e deu razão ao Cádiz, que avança de fase na Copa do Rei sem precisar disputar o jogo de volta, no Santiago Bernabéu.
Agora, os merengues irão recorrer à Câmara de Apelação da RFEF. No entanto, por já haver jurisprudência no caso, o mais provável é que a eliminação seja mantida.
Aí, restaria aos blancos recorrerem ao TAS (Tribunal Arbitral do Esporte), já que não haveria mais instâncias para brigar no futebol espanhol. O órgão suíço seria único que ainda poderia evitar a queda do poderoso clube de Madri no “tapetão”.
Entenda o caso
Cheryshev não poderia estar em campo na quarta porque deveria cumprir suspensão por acúmulo de cartões amarelos. Na temporada passada, quando estava emprestado ao Villarreal, o meia levou três amarelos contra Getafe, Real Sociedad e Barcelona.
Como a equipe foi eliminada pelo Barça, Cheryshev não jogou mais e deveria cumprir sua suspensão na temporada 2015/16. Porém, o russo foi escalado por Rafa Benítez na quarta, o que resultou na exclusão dos blancos na Copa do Rei pelo tribunal esportivo.
Nas arquibancadas, o torcedor do Cádiz até deu um aviso e cantou: “Benítez, olha o Twitter. Esta partida nós vamos ganhar, Cheryshev não pode jogar”. O meia ainda foi substituído por Kovacic logo do começo do segundo tempo.
Um caso idêntico já havia aconteceu nesta temporada com o Osasuna, que escalou o jogador Unai Garcia contra o Mirandés e viu seus adversários prestarem queixa. Na ocasião, além de ser excluída da competição, a equipe infratora foi condenada a pagar multa de 6 mil euros (R$ 26,1 mil na cotação de setembro).
Com a confirmação da exclusão, o Real perderá a oportunidade de brigar pelo seu 20º título da Copa do Rei, torneio que conquistou nas temporadas 2010/2011 e 2013/14 após jejum que durava desde a época 1992/93.
Mais lidas
-
1HABEMUS PAPAM
Leão XIV: Cardeal Robert Francis Prevost é eleito novo Papa da Igreja Católica
-
2VATICANO
Quem é o cardeal de Chicago que pode 'unir todas as tribos' no conclave
-
3QUALIDADE DE VIDA
Arapiraca vai receber duas novas áreas de convívio social
-
4PALMEIRENSES APOIAM APP DE MOTO
População de Palmeira dos Índios reage contra tentativa de vereadores de restringir atuação do aplicativo 99
-
5MANIFESTAÇÃO
Caminhada por Justiça: familiares de Gabriel Lincoln realizam ato em Palmeira dos Índios neste sábado