Cidades
Célia convoca o povo e destaca papel da imprensa contra dengue
Em tom de muita emoção e confiança, a prefeita Célia Rocha parabenizou, na noite desta quarta-feira (2), o trabalho desenvolvido pela equipe de profissionais e servidores públicos que atuam no programa Arapiraca Garante a Primeira Infância (Agapi), e destacou o papel da imprensa como importante instrumento de conscientização das pessoas no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças.
O discurso foi feito durante encontro com jornalistas, radialistas, blogueiros, colunistas sociais e outros comunicadores, que estiveram no Restaurante Fellicete, localizado na Avenida Ventura de Farias, nas imediações do Estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca.
A imprensa local atendeu à convocação da secretária de Planejamento, Cícera Pinheiro, e da coordenadora do programa Agapi, pedagoga Gineide Castro, que apresentaram as ações e o trabalho desenvolvido para o fortalecimento da primeira infância em Arapiraca.
O programa foi iniciado em agosto de 2013, e atua de forma multissetorial com apoio de várias secretarias municipais de governo em dez comunidades em situação de vulnerabilidade social.
O programa de apoio à primeira infância de Arapiraca conta com a parceria da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), Universidade de Harvard, Fundo das Nações Unidas pela Infância (Unicef), Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), entre outras instituições.
O Agapi atua em Arapiraca com a mobilização de 21 equipes de saúde da família, 160 agentes comunitários de saúde, 24 creches, 36 escolas, sete bibliotecas digitais de bairro – as Arapiraquinhas -, oito centros de referência em assistência social e um Creas, atendendo mais de 19 mil famílias e 5.503 crianças até cinco anos de idade.
Pacto
“A luta contra esse mosquito já dura 29 anos. O Brasil inteiro está tentando acabar com a infestação das doenças provocadas por ele, mas é preciso que haja mais conscientização e um pacto de toda a sociedade para reduzirmos a infestação da dengue e de outras doenças que estão surgindo, agora a exemplo da microcefalia”, afirmou Célia Rocha, voltando destacar o trabalho e a dedicação dos profissionais de saúde e a necessidade do apoio da imprensa.
Ainda durante o encontro, que também contou com a presença dos secretários de Saúde, Ubiratan Pedrosa; de Governo, José Lopes da Silva; de Esportes, radialista Nelson Filho, e do coordenador de Comunicação, Daniel Rocha, a prefeita Célia anunciou que será realizado um novo mutirão nos bairros de Arapiraca.
“Já iniciamos uma mobilização, no sábado passado, no bairro Cacimbas, e neste fim de semana faremos outra mobilização, dessa vez nos bairros Manoel Teles, Primavera, Olho d’Água dos Cazuzinhas, Padre Antônio Lima, João Paulo II e Conjunto Brisa do Lago”, adiantou.
Após o mutirão deste sábado (5), uma grande mobilização social está sendo preparada para o dia 12 deste mês de dezembro.
“Vamos reunir agentes de endemias, médicos e outros profissionais de saúde, bem como secretários municipais, servidores públicos e vereadores, numa força-tarefa para ampliarmos ainda mais esse trabalho, que é um dever de toda a sociedade”, completou a prefeita.
Mais lidas
-
1LITORAL NORTE
Incêndio de grande proporção atinge Vila Porto de Pedras em São Miguel dos Milagres
-
2DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Mesmo com nova gestora, a prefeita Luiza, 19 dos 24 secretários devem permanecer na prefeitura; veja a lista
-
4SAÚDE
Lady Gaga em Copacabana: Artista usa Yoga para tratar condição que fez cancelar show no Brasil em 2017
-
5SUCESSÃO
Disputa na OEA: Caribe se organiza e Paraguai busca apoio de Lula e Trump para novo secretário-geral