Geral
Apresentador de TV russo anuncia ao vivo que é portador do HIV
Um famoso apresentador russo anunciou ao vivo na TV que é HIV positivo, uma atitude que pretende mudar a mentalidade na Rússia, onde a Aids continua sendo um tabu e os contágios registram aumento.
Pavel Lobkov, de 48 anos, revelou no canal de televisão independente Dojd que é portador do vírus desde 2003.
“Hoje, inicio um grande desafio com esta revelação”, confessou aos telespectadores na terça-feira 1 de dezembro, dia mundial de luta contra a aids.
O apresentador, conhecido pela franqueza, contou que um médico fez o anúncio em 2003, ao mostrar um prontuário com o termo “HIV+” em vermelho e informar que ele não poderia fazer tratamento em sua clínica porque era soropositivo.
Na consulta com o médico havia uma “janela aberta, muito alta”, disse Lobkov, que admitiu que pensou em cometer suicídio.
Com o anúncio, Pavel Lobkov provocou uma forte comoção nas redes sociais, mas também recebeu ofensas e ameaças, a maioria de caráter homofóbico.
Mais de 930 mil pessoas são portadoras atualmente do vírus da Aids na Rússia, quase duas vezes mais do que em 2010, quando o país registrava 500.000 casos, de acordo com estatísticas oficiais, que, para vários especialistas, subestimam a realidade.
A barreira simbólica de um milhão de soropositivos pode ser superada no início de 2016, segundo Centro Federal russo de luta contra a aids.
No imaginário coletivo russo, o vírus da aids ainda é associado às relações homossexuais e adúlteras, consequência da forte influência da Igreja ortodoxa, que é contrária ao uso de preservativos.
Mais lidas
-
1LITORAL NORTE
Incêndio de grande proporção atinge Vila Porto de Pedras em São Miguel dos Milagres
-
2DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Mesmo com nova gestora, a prefeita Luiza, 19 dos 24 secretários devem permanecer na prefeitura; veja a lista
-
4SAÚDE
Lady Gaga em Copacabana: Artista usa Yoga para tratar condição que fez cancelar show no Brasil em 2017
-
5SUCESSÃO
Disputa na OEA: Caribe se organiza e Paraguai busca apoio de Lula e Trump para novo secretário-geral