Geral
Maceió: Saúde inaugura laboratório de análise de água potável

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) e da Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental (VSA), inaugura, nesta terça-feira (1º), às 9h, o primeiro Laboratório de Análise de Potabilidade de Água para Consumo Humano do município. A iniciativa foi possibilitada por uma parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde e do Laboratório Central (LACEN), responsável pela capacitação dos técnicos da VSA e pela cessão de equipamentos.
“A parceria foi firmada para descentralizar os serviços do LACEN, que passou a ter, no município, uma unidade direcionada a análises de baixa complexidade, com a finalidade de otimizar a detecção de riscos à saúde na água disponibilizada para o consumo da população em geral”, afirma o coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental, Alex Tenório.
Sediado nas novas instalações da VSA, que passará a funcionar no 2º Centro de Saúde Dr. Diógenes Jucá Bernardes (Praça da Maravilha, no Poço), o laboratório realizará análises físico-químicas – medindo teores de turbidez, TH (potencial de hidrogênio), cor e cloro residual – e microbiológicas – cloriformes totais e e.coli – em amostras de água coletadas nas mais diversas regiões da cidade.
“Com a nova estrutura, passaremos de 20 para 100 coletas semanais, possibilitando uma intensificação da fiscalização que já é realizada não só nos sistemas de água da Casal mas, principalmente, em poços artesianos instalados em condomínios da Capital. A meta é reduzir ao máximo os riscos de contaminação da água potável com doenças de veiculação hídrica, que são tratadas e aumentam os custos da saúde pública”, reforça o coordenador.
Mais lidas
-
1HONRARIA
Enfermeira e professora Heloísa Helena recebe título de Doutora Honoris Causa pela UFAL
-
2QUALIDADE DE VIDA
Arapiraca vai receber duas novas áreas de convívio social
-
3DEBATE
Arapiraca recebe secretários municipais de Educação para debater programas e fortalecer ensino étnico-racial
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara rejeita requerimentos sobre gastos da Guarda Municipal e relação de contratos de locação de imóveis da Prefeitura: transparência enterrada por 10 a 1
-
5APELO
Rio Largo: empresário clama por ações para revitalizar o comércio e atrair investimentos