Geral
IMA utiliza educação ambiental como estratégia para sensibilizar a população
Cerca de 1000 alunos atendidos, mais de mil mudas de árvores nativas plantadas ou distribuídas para a população e 25 quilos de lixo retirados durante trinta minutos de ação, em uma pequena faixa de praia. Esse foi o saldo das ações educativas realizadas pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), durante os dois dias do Governo Presente, sexta-feira e sábado (27 e 28), nos municípios de Penedo e Coruripe.
“Hoje eu percebi que a preservação da natureza é necessária pra nossa própria sobrevivência”, essa foi a afirmação de Caio Rodrigues, de 13 anos, aluno do oitavo ano da escola da rede pública municipal Cláudio Daniel Gama. Ele participou, com outros 29 estudantes, de jogos educativos e plantio de árvores, em Coruripe.
As ações educativas têm contribuído para a sensibilização de crianças, jovens e adultos em todo o estado. As atividades, como as que foram realizadas durante o Governo Presente, contribuem para a adoção de novas atitudes pela população. “É uma forma de educarmos e não apenas punirmos as infrações cometidas”, comentou Gustavo Lopes, diretor-presidente do IMA.
A distribuição de mudas de espécies nativas e o plantio com a participação de estudantes geralmente deixam a população local animada. A ação tem sido adotada por gestores municipais, como estratégia local para envolvimento e participação de cada vez mais pessoas.
“Temos um trabalho onde plantamos árvores em todas as escolas do município e cada aluno adota uma árvore. Temos também o projeto horta, onde envolvemos todos os alunos na plantação de ervas medicinais e verduras”, afirmou Arthur Rocha, secretario de educação de Coruripe.
Durante o Governo Presente, os plantios foram realizados no condomínio Vale do São Francisco, em Penedo, e na praça Centro de Lazer Moacir Beltrão de Castro, em Coruripe. Contou com a participação de representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e da Secretaria Municipal de Educação de Coruripe.
Nossa Praia
No sábado (28) aconteceu o segundo final de semana do projeto Nossa Praia. Em Coruripe, na prainha conhecida como Barreirão, a equipe do IMA e cerca de 30 alunos da escola municipal de educação básica Cláudio Daniel Gama Amorim, conversou com freqüentadores do local e coletou resíduos deixados na areia: em 30 minutos foram retirados 25 quilos de lixo.
“Estamos conscientizando nossos alunos porque um meio ambiente saudável deve fazer parte do futuro deles, comentou Valdirene dos Santos, professora de matemática.
O Nossa Praia é um projeto do IMA para conscientizar os usuários, banhistas e comerciantes, a se responsabilizar pelo resíduo deixado nas praias do litoral alagoano. O projeto acontece até o final do verão e, no próximo final de semana, será realizado em Maceió, na praia de Jatiuca.
Mais lidas
-
1DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Mesmo com nova gestora, a prefeita Luiza, 19 dos 24 secretários devem permanecer na prefeitura; veja a lista
-
3SUCESSÃO
Disputa na OEA: Caribe se organiza e Paraguai busca apoio de Lula e Trump para novo secretário-geral
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa recém-diplomada herdará máquina pública inchada e desafios fiscais
-
5NATAL SEM FOME
Famílias ocupam supermercado para denunciar altos lucros com os alimentos