Geral

Seades promove ampliação de beneficiários do Cartão do Idoso

30/11/2015
Seades promove ampliação de beneficiários do Cartão do Idoso
Seu Joaquim da Silva foi um dos contemplados com o cartão do idoso nas ações desenvolvidas pelo Governo de Alagoas, durante o Governo Presente

Seu Joaquim da Silva foi um dos contemplados com o cartão do idoso nas ações desenvolvidas pelo Governo de Alagoas, durante o Governo Presente

A pessoa idosa tem direitos assegurados pela política estadual da assistência social. Entre esses direitos está a gratuidade em transportes intermunicipais, através do Cartão do Idoso. Com o Governo Presente, o número de beneficiários deste serviço foi ampliado com o mutirão promovido pela Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades).

Nos dias 27 e 28 de novembro, a Seades participou da segunda edição do Governo Presente no município de Coruripe, promovendo ações socioassistenciais para os moradores da cidade e da região no entorno.

Localizado em um espaço denominado Arena da Cidadania, a secretaria emitiu, além do Cartão do Idoso, RGs, CPFs e Carteiras de Trabalho. Quarenta e três idosos foram beneficiados com o serviço.

Joaquim da Silva, de 80 anos, é morador de Coruripe. Ele precisa ir a Maceió todos os meses para fazer exames médicos. Com o Cartão do Idoso, o aposentado afirma que vai economizar, no mínimo, R$ 30,00 mensais. “Esse cartão é importante demais. O dinheiro é sempre pouco e, às vezes, falta na hora de ir para capital no médico ou visitar os parentes. Agora com esse cartão vou economizar e usar o dinheiro para comprar os remédios, que também são caros”, disse o aposentado.

Na ocasião, a equipe do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) realizou roda de conversa com os técnicos da assistência social de Coruripe.

Durante a reunião foram abordadas as estratégias para o enfrentamento ao trabalho  infantil na região.

“Nas próximas edições do Governo Presente, a Seades pretende aprofundar outros temas na metodologia de roda de conversa, como uma estratégia de qualificar os serviços socioassistenciais”, comentou Marluce Pereira, secretária executiva.