Geral

Renan Filho visita escola de Penedo que vai adotar tempo integral

29/11/2015
Renan Filho visita escola de Penedo que vai adotar tempo integral
“As obras estão a todo vapor e o melhor é que tudo acontece sem afetar o andamento das aulas. Tudo isso para que, a partir do ano que vem, tenhamos 14 escolas da rede estadual neste sistema”, disse Renan Filho  (Foto: Valdir Rocha)

“As obras estão a todo vapor e o melhor é que tudo acontece sem afetar o andamento das aulas. Tudo isso para que, a partir do ano que vem, tenhamos 14 escolas da rede estadual neste sistema”, disse Renan Filho
(Foto: Valdir Rocha)

Em sua passagem pela cidade de Penedo durante a segunda edição do Governo Presente, o governador Renan Filho e o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, visitaram a Escola Estadual Ernani Méro, unidade que, a partir de 2016, adota o regime de ensino médio em tempo integral. A visita também foi acompanhada pelo prefeito Marcius Beltrão e pela gerente regional da Educação da 9ª Gere, Fátima Marinho.

Na ocasião, Renan Filho e Luciano Barbosa acompanharam o andamento das obras para a adequação ao regime de tempo integral, o que inclui, dentre outros serviços, retelhamento, pintura, climatização e reparos no auditório e na coberta. A unidade também ganhou vestiários “Há muito tempo que esta escola não passava por um processo de recuperação e, atualmente, estamos fazendo todas as adequações necessárias para o tempo integral. As obras estão a todo vapor e o melhor é que tudo acontece sem afetar o andamento das aulas. Tudo isso para que, a partir do ano que vem, tenhamos 14 escolas da rede estadual neste sistema”, disse Renan Filho.

O secretário Luciano Barbosa lembrou que outras 12 escolas da rede estadual também passam pelo mesmo processo de obras para adaptar-se ao regime de tempo integral. Ele também falou das vantagens deste sistema na formação do jovem. “Ao permanecer o dia inteiro na escola, o aluno não só terá uma grade curricular de ensino médio integrado a cursos profissionalizantes, mas também vai conviver mais com a sua comunidade escolar, o que vai fortalecer laços e edificar valores importantes na sua formação como ser humano e cidadão”, avaliou Barbosa.

Procura da comunidade

 

Enquanto as obras de adequação estão em andamento, a escola também adapta a sua estrutura pedagógica para receber o tempo integral. Para o próximo ano letivo, serão ofertadas vagas do 7º ano do Ensino Fundamental ao 1º ano do Ensino Médio – sendo que apenas o último será inserido no tempo integral.

De acordo com a diretora Rosimeire Maria dos Santos, serão formadas quatro turmas de 1º ano, cada uma com 40 vagas. Paralelamente ao currículo do Ensino Médio, os alunos terão cursos técnicos de Informática, como também atividades voltadas à música e artes.

“Desde que se anunciou que a escola será tempo integral, as mães me abordam diariamente dizendo que querem matricular seus filhos aqui em 2016. Com certeza teremos uma procura muito grande pelas turmas de 1º ano durante a próxima matrícula”, estima.

Ginásio

 

Além de visitar a Escola Ernani Méro, o governador Renan Filho deu outra boa notícia em relação à comunidade penedense: a recuperação do Ginásio Estadual Padre Manoel Vieira, um dos mais tradicionais espaços de prática esportiva do município e que se encontra fora de uso há seis anos. Renan Filho também garantiu a conclusão de outro ginásio na região cujas obras ainda estão em andamento.