Geral
Professora lança livro sobre Ensino Fundamental da VII Bienal Internacional do Livro de Maceió
A professora Idnelma Lima da Rocha do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) do Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas lançou o livro: O Ensino Fundamental de 9 anos em Alagoas, Meandros de uma política. O lançamento fez parte da programação da EDUFAL na VIII Bienal Internacional do livro de Maceió que ocorreu de 20 a 29 de novembro no Centro de Convenções Ruth Cardoso. Na noite do dia 23 de novembro no stand da EDUFAL ocorreu uma série de lançamentos de obras publicadas com o selo EDUFAL/VII BIENAL INTERNACIONL DO LIVRO.
O livro apresenta uma análise da política de implantação do ensino fundamental de nove anos no Brasil, tendo como foco o estado de Alagoas e a experiência do município de Delmiro Gouveia-AL, com o objetivo de analisar como esta política se instituiu e que resultados tem provocado no cotidiano das escolas. O estudo que fundamenta a obra é resultado da pesquisa de Mestrado em Educação Brasileira sobre a temática, na qual se propôs a refletir sobre os preceitos histórico-legais que nortearam a política de ampliação do Ensino Fundamental para nove anos; compreender as diretrizes em que se fundamentam essa política nos âmbitos federal, estadual e municipal; analisar os direcionamentos político-pedagógicos do sistema educacional do estado de Alagoas e do município de Delmiro Gouveia quanto ao Ensino Fundamental de nove anos.
Para Idnelma Rocha o objetivo da pesquisa foi “identificar as mudanças provocadas pela implantação no cotidiano da escola e a avaliação que os atores escolares fazem dessa política de ampliação de mais um ano, bem como fundamento para as análises sobre a política educacional brasileira para o ensino obrigatório, buscando analisar o contexto de implantação desta política educacional e os preceitos da universalização do ensino fundamental sob a ótica do acesso e permanência em contraposição com os indicadores de qualidade emergentes, contrastando tais índices, perante as políticas educacionais instituídas”.
Para a pesquisa a professora Idnelma utilizou a análise de documentos oficiais das três instâncias (Federal, Estadual e Municipal), e entrevistas com professores, pais e alunos.
Nas conclusões do livro, Idnelma considera que “ a implementação de mais um ano no ensino fundamental, além de aligeirada, desconsiderou a participação da comunidade escolar, tanto nas discussões prévias quanto na preparação para entendimento e envolvimento com a efetivação, e tem demonstrado desencontros entre proposta e prática. E em relação às mudanças e adequações de todas as ordens tem gerado insatisfações e descontentamentos pelo formato vertical em que foi instituída e pelo falta de apoio pedagógico e material que tem comprometido seus resultados”. O livro está sendo comercializado pela EDUFAL ao custo de 20,00 (Vinte reais).
Idnelma Rocha é graduada em Pedagogia e especialista em Psicopedagogia pela Universidade Estadual da Bahia (UNEB) e mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atuou como professora do ensino fundamental na rede pública municipal de Delmiro Gouveia – AL. Desde de 2012, atua como tutora Online no curso de Pedagogia a distância da Universidade Federal de Alagoas/Universidade aberta do Brasil – UaB. Em 2014, ingressou por concurso público, como professora EBTT (Ensino Básico, Técnico e Técnológico) na UFAL.
Mais lidas
-
1LITORAL NORTE
Incêndio de grande proporção atinge Vila Porto de Pedras em São Miguel dos Milagres
-
2
Prefeita reeleita e vice eleito terão que enfrentar a Justiça eleitoral para não perderem os mandatos
-
3SAÚDE
Lady Gaga em Copacabana: Artista usa Yoga para tratar condição que fez cancelar show no Brasil em 2017
-
4FUTEBOL
Pré-temporada: ASA x Falcon se enfrentam nesta segunda-feira (23), no Fumeirão
-
5ACIDENTE
Condutor desvia de animal e colide com mureta na AL-115 em Palmeira dos Índios