Cidades
Maceió: Semana do Bebê leva atividades ao Parque Municipal
Depois de localidades como a orla Ponta Verde, Ipioca, Jacintinho e Conjunto Virgem dos Pobres, a programação da Semana do Bebê chegou ao Parque Municipal. A manhã desta quinta-feira (26) foi movimentada na área de preservação com jogos e muitas brincadeiras lúdicas, circuito, teatro de fantoches, oficinas de reciclagem e visitação aos espaços do Parque, tudo envolvendo as temáticas trabalhadas pela Semana do Bebê.
O público, composto por crianças de diversas faixas etárias, participou de ações voltadas à área de saúde, educação, meio ambiente, esporte e lazer e assistência social, e cuidados com a primeira infância. A Semana, que acontece pela primeira vez em Maceió, é promovida pela Prefeitura por meio do termo de compromisso firmado entre a gestão Rui Palmeira e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) pela Plataforma dos Centros Urbanos (PCU).
“Contamos com os chamados pontos de concentração, mas as atividades acontecem de maneira descentralizada. Temos atividades nas escolas, nas unidades de saúde, nos Cras, nas universidades parceiras sempre trabalhando temas como a mulher, importância do pré-natal e do aleitamento materno, e do ciclo de vida da primeira infância, que vai de 0 a 6 anos de idade e é a fase da vida essencial para o desenvolvimento cognitivo, linguístico, afetivo motor e social”, explicou Juliana Vergetti, articuladora da PCU em Maceió e secretária-adjunta Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes).
A integração de órgãos e secretarias na promoção do evento tem gerado resultados positivos que vão além do cenário local. “O Unicef já vem reconhecendo o trabalho desenvolvido por Maceió. Na Reunião Nacional da Organização das Nações Unidas (ONU), que está acontecendo, a primeira Semana do Bebê de Maceió foi evidenciada pela integração. Em outras cidades, a programação é marcada pelas ações da educação e da saúde e aqui, além destas, contamos com diversos órgãos atuando”, colocou Juliana.
Essa integração também foi salientada pela secretária adjunta da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), Glória Martins. “A integração é nosso diferencial. Isso é muito importante. O esporte disciplina, motiva e contribuiu com o desenvolvimento infantil. E o grande encerramento da Semana do Bebê será nesta sexta-feira na Vila Olímpica Lauthenay Perdição com torneios esportivos para as crianças e palestras para os pais”, afirmou.
“É uma semana emblemática e toda a equipe envolvida está de parabéns. E hoje, sem dúvidas, é um dia de diversão e aprendizado, afinal, a educação ambiental é imprescindível para a formação de um cidadão consciente. Meio ambiente e cidadania devem andar juntos”, enfatizou David Maia, gestor da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma).
As entidades participantes elogiaram a iniciativa. “Viemos com 60 crianças e elas estão muito empolgadas. É um prazer participar dessa atividade que permite que as nossas crianças aprendam algo novo, em contato com tantas coisas diferentes e, para elas, isso é muito importante”, enfatizou Valquíria Alves, diretora do Instituto Bondade.
Outra turminha animada era a do Projeto Amar, que é uma ação de Extensão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que atende crianças do Instituto Juvenópolis, instituição localizada ao lado do Parque. “Não é a primeira vez que eles vêm ao Parque, mas hoje foi bem diferente desde a entrada até as atividades programadas. Isso vem para enriquecer o cotidiano delas e para despertá-las de uma forma lúdica. Elas podem desfrutar da natureza enquanto aprendem sobre a cultura de paz e outros temas importantes”, enfatizou a professora Teresa Angélica, representante do Projeto Amar.
Mais lidas
-
1EXEMPLO A SER SEGUIDO
Enquanto regiões do Nordeste trocam asfalto por concreto para reduzir calor, municípios de Alagoas vão na contramão com cidades mais quentes
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Caneta de Luisa Duarte é liberada para novas nomeações: mais 18 cargos comissionados na prefeitura
-
3ACÉFALA
Sem Secretário de Defesa Civil, gestão de Luisa Duarte abandona Palmeira dos Índios à própria sorte em meio ao caos causado pelos temporais
-
4ACIDENTE FATAL
Motorista morre preso às ferragens, ao se chocar contra árvore na Durval de Góes Monteiro, em Maceió