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AL Previdência promove mais um ciclo de auditoria do programa 5S

25/11/2015
AL Previdência promove mais um ciclo de auditoria do programa 5S
Maria Gabriella, colaboradora da AL Previdência, ressalta qualidade e avanços obtidos com o trabalho  (Foto: Laura Pedrosa)

Maria Gabriella, colaboradora da AL Previdência, ressalta qualidade e avanços obtidos com o trabalho
(Foto: Laura Pedrosa)

 

A Coordenação de Gestão de Qualidade da AL Previdência promoveu, nesta quarta-feira (25), mais um ciclo de auditoria interna. A ação faz parte do processo de implantação do modelo de gestão adotado pela instituição desde 2014.

 

Para isso, o órgão contou com um grupo de servidores da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), que desenvolveu as atividades de mensuração dos itens de conformidade com o programa. São eles: Andréa Ferreira, Carlos Esteves, Daniela Pereyra e Herbert Lisboa.

 

Segundo o diretor administrativo e de finanças da AL Previdência, Horácio Aguiar, a implantação do programa pretende garantir ordem e limpeza, que permite uma maior produtividade, segurança e clima organizacional. “Nosso foco é gerar mais eficiência e melhores resultados, e assim prestar serviços de qualidade aos segurados”, garante Horácio Aguiar.

 

O programa

Criado no Japão, após a Segunda Guerra Mundial, o programa visa facilitar a rotina diária dos funcionários com base em cinco sensos que se complementam e que, em japonês, são designados por palavras que começam com a letra S: utilização e descarte, ordenação, limpeza, saúde e disciplina.

 

Os principais benefícios gerados são: maior produtividade, pela redução da perda de tempo procurando por objetos; redução de despesas e melhor aproveitamento de materiais; melhoria da qualidade de produtos e serviços; menor incidência de acidentes do trabalho e maior satisfação das pessoas com seu ambiente de atuação profissional.

 

“Vale ressaltar que a chave para o sucesso do programa não é somente a aplicação dos conceitos, mas a mudança cultural de todas as pessoas envolvidas e a aceitação de cada um. É o ponto de partida e um requisito básico para o controle da qualidade”, conclui Ana Virgínia.