Geral
Bienal do Livro de Alagoas recebe a quinta edição do Seminário de Serviço Social
Consolidado como um dos mais importantes eventos voltados aos assistentes sociais em Alagoas, o Seminário de Serviço Social, organizado pelo Conselho Regional de Serviço Social (CRESS/AL), chega à sua quinta edição trazendo para a VII Bienal Internacional do Livro palestras com importantes teóricos das Ciências Sociais e do Serviço Social e lançamentos de publicações locais e nacionais. A atividade será realizada nesta quinta-feira (26), a partir das 9h, no Teatro Gustavo Leite (Centro de Exposições), em Maceió. As inscrições são gratuitas e começarão a ser feitas uma hora antes do início do evento.
A presidente do CRESS, Analice Dantas, chama a atenção dos profissionais e estudantes de Serviço Social para a importância da participação no evento, que vai contar com as presenças dos professores Ricardo Antunes (UNICAMP) e Ana Maria de Vasconcelos (UERJ), teóricos reconhecidos pelos seus estudos e produções voltados às Ciências Sociais e ao Serviço Social.
“Ricardo apresentará uma palestra com sua análise da conjuntura sociopolítica atual, falando sobre trabalho e sociabilidade em tempos de crises. Já Ana Maria, abrirá um instigante diálogo sobre Serviço Social e luta de classes na contemporaneidade”, destaca Analice Dantas.
Os dois teóricos também farão o lançamento conjunto dos seus novos livros. As obras “A/O Assistente Social na luta de classes”, de Ana Maria de Vasconcelos, e “Adeus ao Trabalho?”, de Ricardo Antunes, serão lançadas logo após a realização das palestras, no estande da Cortez Editora, patrocinadora oficial do evento.
Analice Dantas também destaca o painel “Trabalho, Política e Serviço Social”, que consistirá numa oportunidade de diálogo entre o público e alguns autores de obras publicadas pela Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal).
“O momento possibilitará ao público presente conhecer a vigorosa produção teórica do Serviço Social alagoano e, ainda, prestigiar o lançamento dos livros dos autores participantes”, explica a conselheira presidente.
O lançamento será a atividade de encerramento do V Seminário de Serviço Social e acontecerá no Foyer do Teatro Gustavo Leite.
Para a sua realização, o seminário conta com o apoio da Edufal e dos cursos de Serviço Social da UFAL das unidades Maceió e Palmeira dos Índios.
PROGRAMAÇÃO
8h: Inscrições e credenciamento.
9h: Mesa de Abertura (CFESS, CRESS 16ª Região/AL, ABEPSS, SASEAL, Cortez Editora e ENESSO).
10h: “Trabalho e sociabilidade em tempos de crise: tendências e desafios hoje”, com o Prof, Dr. Ricardo Antunes (UNICAMP).
10h50: “Serviço Social e Luta de Classes; perspectivas contemporâneas”, com a Profª Drª Ana Maria de Vasconcelos (UERJ).
Intervalo
12h30: Lançamento dos livros “A/O Assistente Social na luta de classes”, de Ana Maria de Vasconcelos, e “Adeus ao Trabalho?”, de Ricardo Antunes, com sessão de autógrafos, no Estande da Editora Cortez.
14h: Exposição sobre Trabalho, Política e Serviço Social (conversa com autores de obras do Serviço Social publicadas pela Edufal).
16h: Lançamentos da Edufal e sessão de autógrafos com os autores, no Foyer do Teatro Gustavo Leite. Publicações: “Reforma sanitária e contrarreforma na saúde: interesses do capital em curso”, (Maria Valéria Costa Correia e Viviane Medeiros dos Santos – org), “A expropriação do trabalho e o desafio operário” (Artur Bispo dos Santos Neto), “Os programas de transferência condicionada na América Latina e o labor na infância” (Maria Adriana Torres), “Assistente social: trabalhador/a assalariado/a – fundamentos teóricos e históricos para uma análise crítica” (Rosa Lúcia Predes Trindade e Maria Alcina Terto Lins – org), “Para além de Prometeus? Crítica às teorias da superação do trabalho pela tecnologia no contexto da acumulação destrutiva” (Albani de Barros), “Território e gestão da política de assistência social: experiências de Maceió e Arapiraca” (Margarida Maria Silva dos Santos), “Trabalho, Política e Serviço Social, de Maria Virgínia Borges Amaral e Norma Alcântara (org).
Mais lidas
-
1DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Mesmo com nova gestora, a prefeita Luiza, 19 dos 24 secretários devem permanecer na prefeitura; veja a lista
-
3SUCESSÃO
Disputa na OEA: Caribe se organiza e Paraguai busca apoio de Lula e Trump para novo secretário-geral
-
4NATAL SEM FOME
Famílias ocupam supermercado para denunciar altos lucros com os alimentos
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa recém-diplomada herdará máquina pública inchada e desafios fiscais