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Projeto ‘Arte no Prato’ proporciona oficinas de arte para jovens em vulnerabilidade social
Unir artes visuais, gastronomia e contribuir para uma causa social é o que propõe o projeto “Arte no Prato”, desenvolvido pela distribuidora alagoana de gás natural canalizado, a Algás. Na semana passada, a Escola Estadual Ladislau Neto, localizada no bairro histórico de Jaraguá, recebeu o circuito de oficinas de arte e artesanato financiado pelas vendas dos pratos de porcelana ilustrados, que estão disponíveis para compras em alguns dos principais restaurantes de Maceió.
As atividades direcionadas para os jovens foram comandadas pela Galeria Karandash e teve a participação de mais de 40 alunos da rede estadual de ensino. Durante as oficinas, os jovens conheceram a técnica da cerâmica, participaram de reflexões, atividades sensoriais, desenharam, pintaram e até elaboraram suas próprias receitas.
Para a pintora e escultora Maria Amélia Vieira, uma das fundadoras da Galeria Karandash, as oficinas propõem uma relação com a essência do projeto artístico-gastronômico da Algás. Então, ao longo das atividades, os alunos puderam confeccionar e criar sua arte no próprio prato feito por eles.
“Além da oportunidade de confeccionar, moldar e desenhar um prato, os alunos realizaram atividades como estudar a composição, estrutura e aromas das frutas. Elaboraram também receitas que tiveram como ingredientes principais as frutas”, relatou Maria Amélia Vieira.
Também será marcada uma visita dos jovens da Escola Estadual Ladislau Neto na exposição “Arte no Prato” que acontece na galeria de arte Galpão 422, localizada na Rua Celso Piatti, no Jaraguá.
Já entre os dias 15 a 30 de dezembro, o Galpão 422 também receberá uma mostra de arte das obras criadas pelos alunos. “Além de conhecerem de perto o projeto, as crianças também terão a oportunidade visitar, muitas pela primeira vez, uma galeria de arte”, diz Maria Amélia.
De acordo com a Algás, o “Arte no Prato” é uma oportunidade que a Companhia e todos aqueles que aderirem ao projeto na compra dos pratos, participem da construção de uma ‘rede do bem’.
“A distribuidora alagoana visa contribuir para a construção de uma sociedade que reconhece e valoriza a sua própria cultura e atua como cidadão responsável”, afirma Felipe Guimarães, assessor de marketing e comunicação da empresa.
Projeto artístico-gastronômico
O maior projeto artístico-gastronômico já desenvolvido no Estado reuniu vinte restaurantes de diferentes especialidades para desenvolver receitas exclusivas tomando como inspiração o artesanato alagoano. A partir dos nomes e ingredientes das receitas, um time de dez artistas visuais teve como desafio criar duas ilustrações, cujas imagens foram reproduzidas e impressas em uma coleção inédita e limitada de pratos de porcelana. Para conhecer os artistas e restaurantes participantes,
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