Geral

Secretaria de Saúde promove seminário sobre a Rede Cegonha

24/11/2015
Secretaria de Saúde promove seminário sobre a Rede Cegonha
Rede Cegonha propõe melhoria do atendimento às mulheres durante a gravidez, no parto, pós-parto, ao recém-nascido e às crianças até dois anos de idade (Foto: Carla Cleto/Secom-AL)

Rede Cegonha propõe melhoria do atendimento às mulheres durante a gravidez, no parto, pós-parto, ao recém-nascido e às crianças até dois anos de idade (Foto: Carla Cleto/Secom-AL)

 

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizará amanhã (25) um seminário sobre a Rede Cegonha. O evento tem como tema “Mostrando a Rede Cegonha” e vai apresentar experiências exitosas da rede em Alagoas. O encontro acontece de 8h às 16h, na sede do Conselho Regional de Psicologia, localizado no Farol, em Maceió.

 

Na ocasião, serão discutidas ações realizadas nos municípios que trouxeram avanços na assistência em todo o Estado. De acordo com a coordenadora da Rede Cegonha, Syrlene Patriota, o encontro marca o avanço no atendimento materno infantil no Estado.

 

Durante o evento serão realizadas apresentações sobre a implantação da rede e da humanização do atendimento e relato de experiências. “O seminário vai mostrar aos presentes os exemplos positivos e mostrar como essas experiências podem ser adotadas em outros municípios”, destacou a coordenadora.

Certificação 

 

Durante o encerramento do seminário, programado para as 16 horas, serão realizadas as certificações dos Bancos de Leite Humano (BLH) do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) e da Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) que receberam a Certificação em Excelência em BLH 2015 – Categoria Ouro.

Também em Alagoas, o BLH da Maternidade Santa Olímpia, em Palmeira dos Índios, foi certificado na Categoria Bronze. Segundo a coordenadora do Programa Saúde da Criança, Socorro Marques Luz, a certificação foi conferida pelo Programa Ibero-americano de Bancos de Leite Humano com o patrocínio da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde (MS).

 

“A certificação marca o trabalho sério que vem sendo realizado pela gestão estadual em garantir uma assistência digna, humana e técnica para todos os alagoanos”, salientou Socorro.

 

Rede Cegonha 

 

A Rede Cegonha é um programa do governo federal que propõe a melhoria do atendimento às mulheres durante a gravidez, no parto, pós-parto, ao recém-nascido e às crianças até dois anos de idade.

 

O programa propõe a realização de exames de pré-natal, com acesso aos resultados em tempo oportuno, prevenção e tratamento de doenças infecciosas como Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), a exemplo da Aids.

 

Também cabe à Rede Cegonha atuar para assegurar o número adequado de leitos obstétricos e neonatais suficientes, acompanhamento da puérpera e da criança na Atenção Básica, além de orientação para planejamento familiar e oferta de métodos contraceptivos.