Cidades
38 municípios serão beneficiados hoje (23) com maior operação carro-pipa de Alagoas
Em atenção à situação dos sertanejos atingidos pela seca, o Governo de Alagoas acaba de anunciar o início da maior operação carro-pipa da história do Estado. A partir de hoje (23), 38 municípios serão beneficiados com o auxílio de 200 caminhões contratados com recursos do Estado, a fim de minimizar os efeitos da seca de maneira emergencial na região.
A operacionalização das atividades representa o primeiro passo para o estabelecimento do convívio entre a população sertaneja e as consequências da seca. Para enfrentar as dificuldades, o governador Renan Filho destaca que o Estado vem adotando duas vertentes: uma por meio de medidas emergenciais e a segunda através de ações e projetos estruturantes em Alagoas.
“O Estado enfrenta um período duro de seca, é o maior dos últimos cem anos. Essa operação, junto com a construção de adutoras de engate rápido, é a nossa principal estratégia para amenizar ao máximo os efeitos da estiagem emergencialmente. Por outro lado, estamos trabalhando com o avanço do Canal do Sertão, o desenvolvimento de grandes adutoras para criar alternativas sólidas e estruturais para sair de forma mais permanente da condição que Alagoas vive hoje”, afirma o chefe do executivo.
Responsável pelo gerenciamento da operação, o coordenador estadual da Defesa Civil de Alagoas, major Moisés Pereira de Melo, explicou que o critério para a participação das atividades foi a situação de emergência em que as cidades atualmente se encontram. A medida vai proporcionar água de qualidade para o maior número de pessoas das regiões prejudicas pela seca.
“Somada à ação dos carros-pipas, o Governo de Alagoas vem promovendo diferentes projetos no Estado. Paralelamente, buscamos potencializar a recuperação e perfuração dos poços, a construção de adutoras e a garantia de ração animal para o povo sertanejo em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), como mais uma possibilidade para a população se manter e estabilizar em suas próprias regiões”, ressalta o major Moises.
Ao final do projeto, os caminhões percorrerão os municípios de Água Branca, Arapiraca, Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Canapi, Carneiros, Coité do Noia, Craíbas, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Girau do Ponciano, Estrela de Alagoas, Inhapi, Igaci, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Lagoa da Canoa, Mata Grande, Major Isidoro, Minador do Negrão, Maravilha, Monteirópolis, Olho d´Água das Flores, Olho d´Água do Casado, Olivença, Ouro Branco, Pão de Açúcar, Palestina, Palmeira dos Índios, Pariconha, Piranhas, Poço das Trincheiras, Quebrangulo, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira e Traipu.
Mais lidas
-
1DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
2JUSTIÇA ELEITORAL
TRE-SE cassa mandatos do Partido Liberal por fraude na cota de gênero
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Mesmo com nova gestora, a prefeita Luiza, 19 dos 24 secretários devem permanecer na prefeitura; veja a lista
-
4JUSTIÇA
Concurso dos cartórios de Alagoas: resultado e nomeação dos tabeliães
-
5SUCESSÃO
Disputa na OEA: Caribe se organiza e Paraguai busca apoio de Lula e Trump para novo secretário-geral