Política

Comissão aprova indicação de Collor para homenagear Fundação Palmares

19/11/2015
Comissão aprova indicação de Collor para homenagear Fundação Palmares
[Foto: Divulgação]

[Foto: Divulgação]

A Fundação Cultural Palmares receberá, no Senado Federal, no próximo dia 26, em sessão solene, a Comenda Abdias Nascimento, após o senador Fernando Collor (PTB) apresentar um requerimento à comissão responsável pela honraria. A proposta apresentada pelo parlamentar foi aprovada por unanimidade pelos senadores integrantes do colegiado. O reconhecimento do Senado à importância da cultura negra não para por aí. Durante a VII Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que acontece entre os dias 20 a 29 em Maceió, será lançado a obra “A Presença Negra em Alagoas”, que contou com o apoio da política editorial do Senado.

Nesse momento em que as atenções se voltam para celebrar o dia 20 novembro, dia da Consciência Negra, a história de Zumbi é mais uma vez rememorada em todo o Brasil – que neste ano completa 320 anos da morte do líder da resistência negra. A Serra da Barriga, símbolo da luta pela liberdade dos escravos e principal cenário de resistência do país, foi eleita Patrimônio Histórico em 1985 por sua relevância, e hoje é administrada pela Fundação Palmares.

A Serra da Barriga, retratada também no Livro “A Presença Negra em Alagoas”, recebe visitas do mundo inteiro e tem como principal atrativo o fato de ter sido fundada por Zumbi do Palmares, que, inclusive é reconhecido pelo governo brasileiro como herói, compondo a galeria no Panteão da República em Brasília. Para o senador Collor, a entrega da comenda ressalta, mais uma vez, a importância da história da Serra da Barriga para o povo brasileiro.

“Alagoas registrou, nos últimos tempos, a maior perda de expectativa de vida para a população afrodescendente, principalmente em virtude de causas e fatores relacionados à violência, agravada num passado recente. É uma diferença abissal e inaceitável, pois contrasta com o sentido e a significação da luta de Zumbi dos Palmares”, destacou o parlamentar que, em pronunciamentos recentes no Senado, vem chamando atenção para a necessidade de o governo federal empregar um esforço, em conjunto com as demais esferas de poder, para diminuir o abismo social ofertado, historicamente, ao povo negro brasileiro.

Durante a realização da bienal, o Senado Federal também vai lançar o “ABC das Alagoas”, composto em três volumes, e o livro “Origens da Legislação Trabalhista Brasileira – Exposições de Motivo de Lindolfo Collor”. Em entrevista, o senador destacou a importância da política editorial desenvolvida pelo Senado, “apoiando as documentações históricas e a democratização do conhecimento, por meio do livro e da sistematização de informações digitalizadas”.

“Estas publicações impressas pelo Senado prestam um serviço de interesse público. A finalidade é disseminar conhecimentos, torná-los acessíveis à sociedade. Precisamos de ações perenes que preservem nossas raízes, facilitem a pesquisa e estimulem os jovens ao estudo dos fatos históricos inerentes à trajetória do nosso País”, expôs Collor.