Geral
Gestores municipais e da Sesau aprovam Plano Estadual de Atenção Oncológica
O Plano de Atenção Oncológica do Estado de Alagoas foi aprovado ontem (16), durante a VI Reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). Pactuado, o próximo passo é submetê-lo para aprovação do Ministério da Saúde (MS) e, em seguida, instituí-lo como Política Estadual de Atenção Oncológica.
A reunião aconteceu no auditório do Conselho Regional de Psicologia, localizado no Farol, em Maceió e foi presidida pela secretária de Estado de Saúde, Rozangela Wyszomirska. De acordo com ela, “o Plano de Atenção Oncológica visa reorganizar e implementar o modelo de assistência dos diversos níveis de complexidade”.
Conforme a assessora da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Heloísa Bandini, que atua na área de Ações Estratégicas e Atenção Primária, o plano visa qualificar os serviços de oncologia já existentes, para assegurar atendimento ágil e qualificado à população. Ele também irá disciplinar e hierarquizar a linha de cuidado da atenção oncológica em Alagoas.
Com essa implementação, defende Bandini, “a população vai contar com uma rede mais estruturada, com um melhor fluxo de atendimento e uma maior acessibilidade”. A assessora da Sesau informou, ainda, que a proposta garante um melhor acompanhamento de referência e contra-referência do paciente.
A proposta pactuada e enviada ao Ministério da Saúde descreve também a necessidade da instituição do Fórum de Discussão sobre a Atenção Oncológica, do Termo de Ajuste de Conduta e do Grupo de Trabalho. E ainda, cada região de saúde será contemplada com a habilitação de serviços de controle de câncer de mama e de colo de útero.
Participaram da reunião o presidente e a vice-presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL), Ubiratan Pedrosa e Normanda Santiago; a secretária executiva de Ações de Saúde, Rosimeire Rodrigues; e os gestores e técnicos estaduais e municipais da Saúde.
Mais lidas
-
1ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas
-
2CÚPULA
Entrada de 9 países no BRICS como parceiros mostra que o grupo 'oferece um paradigma mais inclusivo'
-
3FEMINICÍDIO
Preso policial suspeito de matar feirante em hotel de Palmeira dos Índios
-
4DEFINIDO
Decreto decide feriados e pontos facultativos para 2025 em Palmeira dos Índios
-
5FISCALIZAÇÃO OU CHANTAGEM POLÍTICA?
Vereadores mudam postura e pedem investigação sobre o IGPS em sessão extraordinária da Câmara de Palmeira dos Índios