Geral
Aplicativo criado na Escola Ebep Maceió vence concurso internacional
O aplicativo Teaching Hand, desenvolvido por uma equipe da Escola Ebep Sesi/Senai Carlos Guido Ferrario Lobo, em Maceió, conquistou o primeiro lugar no concurso internacional Apps.edu, realizado de 26 a 28 de outubro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro de Jaraguá.
O evento organizado pelo Congresso Brasileiro de Informática na Educação e Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem (CBIE & Laclo) contou com 63 trabalhos inscritos, de todo o Brasil e de países da América Latina e Europa como Colômbia, México e Portugal.
O Teaching Hand é uma plataforma educacional voltada para o ensino da Língua Portuguesa a crianças surdas. Ele foi idealizado para promover a inclusão de crianças surdas nas escolas de Ensino Fundamental, além da inclusão digital, por meio do acesso a uma ferramenta lúdica de aprendizagem.
A equipe alagoana vencedora do desafio internacional é formada pelos alunos Maximilly Gonçalves e Bruna Braga e pelos egressos Paulo Santos, Danilo Lima e Rodrigo Rodrigues (os três são surdos). Eles contam, ainda, com os instrutores Kennedy Araújo e Sérgio Accioly, a professora de Língua Portuguesa Helena Acioli e o intérprete de Libras Aureliano Junior.
Equipe já venceu outras competições
Essa não é a primeira conquista do aplicativo, criado em 2014. Em outubro daquele ano, a ideia foi a primeira colocada da Startup Weekend Education Maceió, tornando-se a primeira equipe composta por surdos a participar de um evento como esse. Em junho último, o Teaching Hand encarou mais uma competição, o Inova Senai, e conquistou o terceiro lugar. Logo em seguida, em 17 de outubro, o Teaching Hand ficou em terceiro lugar no Demoday Alagoas (maior evento de startup do Estado).
A diretora da unidade, Jane Ramos, ressalta os resultados do projeto de educação empreendedora que tem sido realizado no Ebep Maceió. Ela lembra que outra ideia desenvolvida por alunos da escola também é destaque nacional. É o projeto Agrowater, que ficou entre os campeões da 1ª edição do Desafio Senai de Projetos Integradores, cuja premiação ocorreu em Brasília, no mês passado.
“O objetivo é que os alunos avancem ainda mais em direção ao sucesso e ao desenvolvimento e propagação de suas ideias, demonstrando toda a sua capacidade criativa e a qualidade de sua formação”, destacou.
Mais lidas
-
1ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas
-
2CÚPULA
Entrada de 9 países no BRICS como parceiros mostra que o grupo 'oferece um paradigma mais inclusivo'
-
3FEMINICÍDIO
Preso policial suspeito de matar feirante em hotel de Palmeira dos Índios
-
4DEFINIDO
Decreto decide feriados e pontos facultativos para 2025 em Palmeira dos Índios
-
5FISCALIZAÇÃO OU CHANTAGEM POLÍTICA?
Vereadores mudam postura e pedem investigação sobre o IGPS em sessão extraordinária da Câmara de Palmeira dos Índios