Cidades

Maceió: Campeonato de futsal mobiliza jovens atendidos nos Cras

16/11/2015
Maceió: Campeonato de futsal mobiliza jovens atendidos nos Cras
Copa Cras de Futsal mobilizou jovens de cinco Centros de Referência (Foto: Ascom Semas)

Copa Cras de Futsal mobilizou jovens de cinco Centros de Referência (Foto: Ascom Semas)

Cerca de 60 crianças e adolescentes, com idade entre 10 e 14 anos, atendidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), participaram na última sexta-feira (13) da III Copa Cras de Futsal Fernão Velho, que aconteceu no Ginásio de Esportes Tenente Madalena, na Cambona. A competição reuniu jovens dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Fernão Velho, Selma Bandeira, Cidade Sorriso, Pitanguinha e Santos Dumont,

O time do Projeto Bom de Bola do Cras Pitanguinha foi o campeão do torneio. A equipe do Serviço de Convivência do Cras Cidade Sorriso ficou em segundo lugar na competição. Todos os atletas foram premiados com troféus e medalhas.

Segundo a coordenadora do Cras Fernão Velho, Adriana Isabel, o torneio é resultado do Projeto Menino de Ouro, desenvolvido na unidade. Os meninos já são destaque em campeonatos dentro e fora da comunidade, com equipes nas categorias mirim, infantojuvenil e juvenil. A garotada já foi campeã em 12 torneios.

“Essa Copa teve o objetivo de promover o intercâmbio entre os adolescentes dos núcleos do Serviço de Convivência e incentivar a prática esportiva. Aliado ao esporte, trabalhamos também noções de disciplina e cidadania com os meninos. Eles ficam empolgadíssimos em participar nesses torneios. Foi uma satisfação para nós organizarmos a competição”, destacou a coordenadora.

Em Maceió, existem cinco núcleos do Serviço de Convivência que atendem meninos e meninas na faixa etária dos 06 aos 17 anos. Diariamente acontecem atividades socioeducativas, culturais, esportivas e de lazer. Nos 12 Cras da capital também são ofertados esses serviços.

Além das atividades desenvolvidas com os jovens, os familiares e a comunidade também são orientados sobre as lições sociais que objetivam fortalecer vínculos entre eles e prevenir a ocorrência de situações de exclusão social e de risco, em especial a violência doméstica e o trabalho infantil.