Cidades
Arapiraca amplia combate à venda de bebidas alcoólicas a menores
14/11/2015
“Estamos investindo em uma rede de proteção a juventude”. A afirmação da prefeita Célia Rocha (PTB) ocorreu durante o lançamento de municipalização da campanha “Bebidas Alcoólicas para Adolescentes dá Cadeia”, na última sexta-feira (13), na Praça Luiz Pereira Lima, no Centro.
Célia estava acompanhada do deputado federal Givaldo Carimbão (PSB), do secretário de Estado de Prevenção Social à Violência, Jardel Derico, e o subcomandante do 3° Batalhão da Polícia Militar, capitão Rivaldo Farias.
O ônibus “Prevenção à Violência, do Governo do Estado, esteve no local para receber armas entregues pela população. Técnicos também foram responsáveis pela conscientização as pessoas quem passavam pela praça.
Com o apoio da prefeitura, a partir deste final de semana e durante os meses de novembro, dezembro e janeiro, a campanha “Bebidas Alcoólicas para Adolescentes dá Cadeia” realizará ações explicativas, educativas. Já a partir de fevereiro, estabelecimentos comerciais poderão ser multados, caso vendam bebidas para menores de 18 anos.
Segundo a prefeita Célia Rocha, a campanha vai ajudar as famílias arapiraquenses a mostrar aos adolescentes que bebidas alcoólicas só com a maioridade. “Esse é um primeiro passo, o da informação. Depois, haverá a punição, até mesmo para as famílias. Por isso, estamos investindo em uma rede de proteção a juventude”, colocou.
O deputado Givaldo Carimbão falou que no primeiro momento, o programa visava a busca ativa de dependentes químicos, mas que era preciso ser mais severo com a venda de bebidas aos menores.
“A lei foi sancionada e agora foi dada mais responsabilidade aos pais e ao Estado. Esse período de adaptação servirá também para discutirmos com a sociedade a importância da proibição”, explicou.
Por sua vez, o secretário Jardel Derico lembrou que o principal papel na formação dos jovens é a família. “É uma grande estratégia mostrar a esses responsáveis que não se pode entregar bebida alcoólica aos adolescentes, muito menos beber junto com eles, principalmente criando um comportamento diferente e destruindo o caráter de muitos adolescentes”, disse.
Após a campanha de conscientização, que acaba no final de janeiro, a Polícia Militar e outros órgãos do Estado e do município farão blitz em supermercados, bares, restaurantes, shows, casas de festas e até mesmo em eventos particulares da cidade.
Mais lidas
-
1ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas
-
2CÚPULA
Entrada de 9 países no BRICS como parceiros mostra que o grupo 'oferece um paradigma mais inclusivo'
-
3FEMINICÍDIO
Preso policial suspeito de matar feirante em hotel de Palmeira dos Índios
-
4OPORTUNIDADE
Uncisal inscreve até hoje (7 de janeiro) para cursos de graduação e pós-graduação a distância pela UAB
-
5MUSEU DE NOVIDADES
Novas nomeações reforçam influência da gestão passada em Palmeira dos Índios