Cidades
Novembro Azul: Slum promove alerta sobre câncer de próstata

Um mês após a realização de ações inteiramente voltadas às mulheres, o Novembro Azul chegou para alertar os homens sobre os cuidados necessários para evitar problemas de saúde, sobretudo em relação ao câncer de próstata, que é a neoplasia maligna mais comum entre o público masculino e atinge cerca de 60 mil homens todos os anos no Brasil. Para alertá-los sobre o problema, a Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (Slum) realizará na próxima semana um ciclo de palestras nas unidades regionais do órgão, onde servidores administrativos e agentes operacionais serão orientados quanto ao diagnóstico e prevenção.
A iniciativa faz parte do cronograma de ações da Diretoria do Departamento de Recursos Humanos (DRH) da Slum voltadas ao trabalhador, que inclui atividades informativas e de prevenção de problemas de saúde. “O ciclo de palestras será realizado com a intenção de promover a prevenção da doença entre os servidores, que também serão multiplicadores da informação obtida durante a ação, e também para incentivar a adesão. Além do conteúdo da palestra, entregaremos um material informativo e distribuiremos o laço azul, que simboliza a campanha”, explica a assistente social Mércia Vitorino, organizadora da iniciativa no DRH.
De acordo com a programação, as palestras serão realizadas entre os dias 16 e 19 de novembro, sempre a partir das 8h, nas unidades regionais do Dique Estrada, do Tabuleiro do Martins, Mangabeiras e na Sede da Slum, situada no bairro Ponta Grossa. Mércia Vitorino lembrou que a palestra sobre o tema foi planejada também pela solicitação feita pelos próprios servidores durante o ciclo informativo realizado no último mês, no Maceió Rosa, com o alerta sobre câncer de mama.
A ação da Slum acontecerá em adesão à campanha Novembro Azul, que acontece mundialmente desde 2003 após ter sido criada na Austrália. No Brasil, o movimento teve início em 2012, quando foi criada nacionalmente pelo Instituto Lado a Lado pela Vida.
Segundo dados médicos do Instituto Nacional do Câncer, a neoplasia maligna na próstata é a sexta mais comum em todo o mundo, sendo a que mais prevalece entre os homens e representa aproximadamente 10% do total de diagnósticos de cânceres. A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) estima que cerca de 50% dos brasileiros nunca foi ao urologista, fato que aumenta o risco de descobrir a doença em estágio avançado.
Outro dado preocupante diz respeito ao diagnóstico e óbitos: dados apontam que, somente no ano passado, foram identificados 68,8 mil novos casos de câncer de próstata, com registro de 13.772 mortes.
Mais lidas
-
1CASO GABRIEL LINCOLN
Palmeira: Ministério Público ouve familiares e advogado de jovem morto em ação policial
-
2OPERAÇÃO PF
Polícia Federal investiga desvio de recursos públicos federais em Alagoas
-
3OBITUÁRIO
Adeus a Enaldo Marques: setor produtivo alagoano lamenta a perda do empresário e líder do CRB
-
4EDUCAÇÃO
Seduc realiza 6ºconvocação do PSS de profissionais de apoio da Educação Especial
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Tia exonera sobrinho, irmão do ex-prefeito imperador; ele está envolvido em denúncias de contratação irregular de trabalhadores