Cidades

Maceió realiza a primeira edição da Semana do Bebê

12/11/2015
Maceió realiza a primeira edição da Semana do Bebê

semana-do-bebe022

De 22 a 27 de novembro, Maceió irá receber pela primeira vez a Semana do Bebê. O evento é uma ação integrada com o Unicef, que visa estratégias de mobilização social para garantir o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento das crianças, da gestação aos seis anos de vida, fase da primeira infância.

A Semana do Bebê é realizada desde 2000, quando teve sua primeira edição no Rio Grande do Sul, mas já passou por diversos municípios brasileiros e agora, em 2015, chega a Maceió. Mais de mil edições já foram realizadas. A ideia é incentivar os municípios a realizar, durante uma semana, uma grande mobilização em favor da primeira infância com foco no incentivo à relação “mãe-bebê”, nas boas relações familiares e no acesso aos direitos à saúde, educação, esporte e lazer para este público.

A articuladora da PCU em Maceió e secretária adjunta Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia, Juliana Vergetti reforça a importância deste evento para a capital.

“Com a realização da Semana do Bebê, a gestão do prefeito Rui Palmeira demonstra o compromisso com a primeira infância das crianças de Maceió. E com o engajamento de todas as secretarias e parceiros envolvidos, estamos conseguindo fazer um grande movimento para dar visibilidade à importância do cuidado integral na primeira infância e o quanto esse cuidado tem repercussão positiva para o desenvolvimento das crianças e para a cultura de paz. Contamos com a participação de crianças, adolescentes e toda população maceioense, pois com o apoio de todos, faremos com que este evento seja um sucesso”, contou Juliana.

A Prefeitura de Maceió preparou uma programação especial para a Semana do Bebê, que passará por regiões prioritárias da capital alagoana, apontadas pela Plataforma de Centros Urbanos. Além da grande parceria com o Unicef e com todos os órgãos e secretarias da Prefeitura, a Semana do Bebê também conta com o apoio do setor privado, da comunidade, do Conselho Municipal e Estadual do Direito da Criança e do Adolescente, da ONG São Bartolomeu, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL),da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). Todos apoiam esta iniciativa por meio da Plataforma de Centros Urbanos de Maceió.