Artigos

O pastor Batista Maçom

11/11/2015
O pastor Batista Maçom

Não é sempre que um colunista ou articulista tem o prazer de ser informado que, dentre seus leitores, um deles é assíduo na leitura dos seus textos publicados. E, não é só isso, além de eleitor, ele também é admirador das suas idéias. Mas, isso não é tão relevante quando se sabe que esse leitor é um dos seus irmãos na fraternidade maçônica e ambos são amantes dos mesmos pensamentos e ideais, mesmo sendo homens livres e de bons costumes.

Aliás, para fins de conhecimento, o “colunista” é um profissional do jornalismo que trabalha escrevendo regularmente para veículos de comunicação (jornais, revistas, rádio, TV e web sites), produzindo textos em espaços denominados de “colunas”. O colunista não precisa necessariamente ser jornalista (o que significa dizer que no Brasil atual, jornalista não precisa ter Curso Superior de Jornalismo). Muitos colunistas brasileiros mais notáveis, como Luís Fernando Veríssimo e Arnaldo Jabor, não são bacharéis em jornalismo, mas são reconhecidos “jornalistas”. Por outro lado, não é diferente o significado da palavra “articulista”, que também se trata de pessoa que escreve “artigos” recorrentes em jornais, revistas, etc. O escritor Paulo Coelho é articulista do jornal “Folha de São Paulo”. O “articulista” também é um “colunista”, que trabalha escrevendo textos para os meios de comunicação social. O Colunista ou Articulista verdadeiramente é um jornalista, mesmo sem ter o diploma do Curso Superior, porque o Jornalismo é arte intelectual, antes de ser técnica ou tecnologia estudada em Faculdade.

É prazeroso ter como um dos nossos leitores o professor ELISAFAN DANTAS DO RÊGO, especialista em Língua Portuguesa, Redação e Literatura. Inclusive professor de Sociologia. Ora, ter um Mestre como admirador não é coisa fácil.  A responsabilidade pelo que escreve e pelo que comenta assume uma grandeza infinita. Um professor que ministra aos seus alunos saberes morais na busca de formar uma consciência de cidadania e de uma educação cristã e cívica, não deveria dispensar tanta atenção a um simples jornalista provinciano, que não se julga capaz de orientar ou doutrinar mentes mais sábias.

Mas, é de bom alvitre ter a certeza de que o que escrevemos ou comentamos numa coluna da imprensa passa pelo olhar crítico de um Profissional da Educação. Ademais, como Pastor Evangélico e Diretor Administrativo da Secretaria Municipal de Comunicação de Maceió (SECOM), o professor ELISAFAN DANTAS DO RÊGO é alguém muito especial, porque é um homem livre e de bons costumes – Mestre Maçom – Diretor do Jornal “O DOSSEL” e ocupante do cargo de Grande Orador da Grande Loja Maçônica de Alagoas. Ele também é Pastor da Igreja Batista de Pinheiro, tendo assumido o Ministério Pastoral da Igreja Batista em Maceió, por vários anos, ao lado do Pastor Jonas Bispo Pereira, uma das lideranças na Igreja Batista de Alagoas.

Ser amigo e irmão do Pastor ELISAFAN DANTAS é algo envaidecedor, em face da amizade e da fraternidade cristã que nos une, mesmo sabendo que cada um de nós é integrante de uma denominação religiosa diferente. ELISAFAN DANTAS é obreiro da Igreja Batista, enquanto eu sou membro da Igreja Católica Romana. Exemplo de Ecumenismo puro, que estabelece o entendimento de um mundo civilizado, onde predomina o respeito e a diversidade entre as igrejas e as religiões. No mais, nossa cumplicidade (entendida como amizade sólida) nos permite sermos adaptáveis, humildes e compassivos. Até certo ponto somos dois seres emotivos, desprendidos das coisas materiais, intuitivos, sensíveis e receptivos.  Mas também temos nossas fraquezas, uma delas é ser suscetível a influência externa, que, às vezes, nos abate, nos choca e nos faz decepcionar com a realidade, inclusive contraindo enfermidades. Fora a isso, somos fraternos, com compaixão e grandes habilidades para aliviar o sofrimento dos outros.

Afinal, contar com a amizade e a admiração do Pastor Batista ELISAFAN DANTAS no nosso círculo de leitores é gratificante. Mas essa excepcionalidade não se finda aqui. Outros notáveis pastores e mestres maçons da Igreja Evangélica, como Klinger da Costa Bezerra e Gerson Pinto de Campos, entre alguns, também nos faz contemplar e gozar de uma amizade saudável e duradoura… Pensemos nisso! Por hoje é só.