Cidades

Renan Filho reabre Centro Cirúrgico do Hospital de Murici

06/11/2015
Renan Filho reabre Centro Cirúrgico do Hospital de Murici
O Governo de Alagoas pretende municiar o Hospital São Vicente de mecanismos que permitam que as cirurgias de alta complexidade sejam feitas. Renan Filho confirmou que “com o bom uso do dinheiro público” vai modernizar os hospitais regionais

O Governo de Alagoas pretende municiar o Hospital São Vicente de mecanismos que permitam que as cirurgias de alta complexidade sejam feitas. Renan Filho confirmou que “com o bom uso do dinheiro público” vai modernizar os hospitais regionais

Em sua terra natal, o governador Renan Filho inaugurou, nesta sexta-feira, 6, o Centro Cirúrgico do Hospital Municipal Dagoberto Uchôa Lopes de Omena. Quase 225 mil moradores de onze municípios da Zona da Mata alagoana serão beneficiados com serviços cirúrgicos de média complexidade.

Era uma questão de honra para o governador fazer funcionar o Centro Cirúrgico. Assim disse Renan Filho, que foi prefeito de Murici e conhece as dificuldades da região. Por isso, a meta agora é pôr para funcionar o que já existe de serviços de saúde – ideia essa tão disseminada na campanha política. A iniciativa vai regionalizar os serviços de saúde, levando assistência médica de qualidade mais perto do cidadão.

“Antes de fazer o novo, vamos pôr para funcionar o que já existe. É isso que temos feito. Otimizando os recursos públicos, vamos fazer o mesmo com o Hospital São Vicente, em União dos Palmares, e com o Hospital de São José da Laje”, salientou Renan Filho.

O Governo de Alagoas pretende municiar o Hospital São Vicente de mecanismos que permitam que as cirurgias de alta complexidade sejam feitas. Renan Filho confirmou que “com o bom uso do dinheiro público” vai modernizar os hospitais regionais.

“A principal vertente para que essa região avance é levar saúde para as pessoas. Elas cobram por mais atenção básica e por mais atenção especializada em saúde. Fortalecendo a rede regional de saúde, o alagoano, morador do interior, não mais procurará o Hospital Geral do Estado, em Maceió”, ressaltou o governador.

Durante a visita as instalações do Hospital de Murici, Renan Filho informou ao prefeito Remi Calheiros, que o senador Renan Calheiros destinou emenda parlamentar pessoal de R$ 5 milhões para modernizar a unidade que atende ainda Branquinha, Colônia de Leopoldina, Joaquim Gomes, Jundiá, Novo Lino, Santana do Mundaú, São José da Laje e União dos Palmares.

O Hospital de Murici fará 256 cirurgias por mês, evitando que os moradores da Zona da Mata se utilizem do HGE. A concepção do Estado é essa, permitir que o cidadão possa fazer cirurgias de pequeno e médio porte perto de sua casa, com um familiar ajudando na recuperação, apoiando.

“Alagoas precisa construir mais hospitais e nos últimos dez anos, ao invés de abrirem hospitais, eles fecharam. Agora, vamos colocar no Hospital São Vicente mais de R$ 15 milhões para deixar o hospital preparado para receber UTI adulta, pediátrica, nefrologia e uma série de serviços; aliados aos hospitais satélites, como o de Murici e São José da Laje [média e baixa complexidade respectivamente]”, concluiu o governador Renan Filho.

Ele encerrou lembrando que no fim deste ano, com a entrega da Maternidade Santa Mônica, o Governo de Alagoas vai liberar a licitação para construção da uma nova maternidade e de um hospital de clínicas.