Cidades
Governo do Estado e Ufal abrem Festival de Penedo

A histórica cidade de Penedo respira e inspira cultura por todos os lados. Na terça-feira (3), o Governo do Estado, através da Secretaria da Cultura (Secult/AL), e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) deram início ao 5º Festival de Cinema Universitário de Alagoas. O evento segue até sábado (7), com exibição de filmes e uma vasta programação cultural.
Nesta edição, o Festival traz diversas películas de universidades brasileiras e de nomes do cinema nacional, apresentações musicais, um bate-papo cinematográfico no Encontro de Cinema Alagoano, Cinema Infantil, Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental e a Mostra Competitiva, considerada uma das principais atrações.
“O Festival de Cinema retoma para Penedo a missão de divulgar o cinema nacional e as novas produções, incentivando e estimulando o segmento audiovisual. Nesta 5ª edição, o Festival recebe um apoio 10 vezes maior do Governo de Alagoas , através da Secretaria de Estado da Cultura, para a realização deste evento que promove a cultura de Alagoas”, afirmou a secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas.
A Mostra Competitiva exibirá 24 filmes em curta-metragem selecionados no primeiro semestre deste ano, dentre 55 inscritos. As produções concorrerão a três prêmios: Melhor Filme pelo Júri Oficial, Melhor Filme pelo Júri Popular e Prêmio Velho Chico de Cinema Alagoano. O vencedor de cada categoria receberá o troféu Canoa de Tolda, com arte inspirada pela embarcação que navegava pelo Rio São Francisco.
A abertura oficial contou com a conferência “A expansão do mercado audiovisual brasileiro: FSA, a Lei 12.485 e agentes estatais de mercado”, realizada pelo professor de Sociologia da Ufal Elder Maia.
Durante o evento, a secretária destacou o apoio do governo para a volta do Festival Brasileiro de Cinema ao município de Penedo. “A capital do baixo São Francisco, em meados dos anos 80, era palco de importantes festivais de cinema e música, reunindo grandes nomes e amantes da arte de todo o país. Com o engajamento de todos, consolidaremos Alagoas como rota no calendário cultural nacional”, completou a titular da pasta.
O pró-reitor de Extensão, Eduardo Lyra, e o coordenador-geral do Festival, Sérgio Onofre, ressaltaram o trabalho conjunto dos parceiros envolvidos no projeto. “O Festival vem ganhando uma dimensão muito positiva, agregando parceiros importantes para o desenvolvimento do evento”, disse Lyra.
O Festival recebe o apoio da Prefeitura de Penedo, Algás, Comitê da Bahia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF); apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Serviço Social do Comércio (Sesc) e Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea). Também são parceiros do evento a Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas – Secção Alagoas (ABD&C/AL), Way Turismo e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
A programação completa do evento está disponível no portal http://evento.ufal.br/cinema/
Mais lidas
-
1CASO GABRIEL LINCOLN
Palmeira: Ministério Público ouve familiares e advogado de jovem morto em ação policial
-
2EDUCAÇÃO
Seduc realiza 6ºconvocação do PSS de profissionais de apoio da Educação Especial
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Tia exonera sobrinho, irmão do ex-prefeito imperador; ele está envolvido em denúncias de contratação irregular de trabalhadores
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa Duarte nomeia sogro do ex-prefeito-imperador Julio Cezar para cargo de assessoria técnica
-
5TRÊS VANS LEVARÃO LIDERANÇAS INDÍGENAS
Audiência Pública sobre desabastecimento em Palmeira dos Índios terá presença de lideranças Xucuru Kariri