Geral
VLT: Renan Filho debate com Aldo Rebelo cessão de área para passagem da obra
O governador Renan Filho durante passagem por Brasília, nesta quinta-feira (22), reuniu-se com o ministro da Defesa, Aldo Rebelo, para discutir algumas medidas consideradas estratégicas para o desenvolvimento da capital de Alagoas. A cessão de uma área do 59º Batalhão de Infantaria Motorizada (BIMtz) em Alagoas foi debatida para iniciar obras do VLT, na Avenida Fernandes Lima.
Dentre as pautas abordadas na audiência, a necessidade da construção de uma via – eixo binário – que atravessa o Quartel Geral do Exército, no bairro do Farol.
O planejamento do Governo de Alagoas é agilizar a implantação do Veículos Leve sobre Trilhos (VLT) no trecho de tráfego mais intenso de Maceió (Avenida Fernandes Lima), melhorando a mobilidade urbana da capital. Para isso, está prevista a criação de dois eixos viários paralelos à Avenida Fernandes Lima – Eixo Cepa e Eixo Quartel. A previsão da Secretaria de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand) é que a obra se inicie no Eixo Quartel.
De acordo com o projeto desenvolvido pela Setrand, será preciso construir uma via que corta, áreas federais, militares, pontos comerciais e residências. Sendo assim, uma série de negociações está em fase de conclusão, para estabelecer os valores de indenização e o processo licitatório possa ser iniciado.
Como contrapartida o governo estadual vai se responsabilizar pelo repasse dos valores para a construção de um novo paiol (local de armazenamento de armas e munição) do Quartel. O Exército é que vai construir o novo espaço para o armamento bélico do 59º Batalhão de Infantaria Motorizada (BIMtz).
“Vamos indenizar os moradores da região, mas essa construção é muito importante. Além disso, precisamos construir um paiol maior e adequado para guardar armamentos também com a segurança que esse tipo de equipamento requer”, destacou Renan Filho.
Serão construídas duas vias paralelas, de mão única e sentido contrário, que servirão de escoamento e ligação do tráfego das partes alta e baixa da cidade. Conforme o projeto, o Eixo Quartel deverá ter seis quilômetros de extensão e alguns pequenos imóveis serão desapropriados neste percurso, a intenção é passar a via por dentro do 59º BIMtz e do Hospital do Açúcar.
TURISMO
Para ampliar, ainda mais, o fluxo turístico na capital alagoana, o governador Renan Filho sugeriu ao ministro da Defesa que a área de Marinha, onde o antigo Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) funcionava, fosse disponibilizada para construção de empreendimentos turísticos.
Região banhada pelo mar do Pontal da Barra e pela Lagoa Mundaú, o terreno pertencente à Marinha possui localização privilegiada. A proposta é viabilizar economicamente a região e atrair ainda mais visitantes para o Estado, fomentando a economia local. Um empreendimento hoteleiro pode aportar no local.
Mais lidas
-
1JUSTIÇA ELEITORAL
Vereadores diplomados em risco e possíveis sucessores no novo caso das "laranjas" em Palmeira dos Índios
-
2
Prefeita reeleita e vice eleito terão que enfrentar a Justiça eleitoral para não perderem os mandatos
-
3FUTEBOL
A novidade do futebol em 2025 será o Super Mundial de Clubes
-
4SAÚDE
Lady Gaga em Copacabana: Artista usa Yoga para tratar condição que fez cancelar show no Brasil em 2017
-
5IPVA 2025
Sefaz divulga calendário de pagamento do IPVA em Alagoas