Cidades

Arapiraca: Usuários dos Caps têm dia especial de atividades culturais

15/10/2015
Arapiraca: Usuários dos Caps têm dia especial de atividades culturais
Assessoria

Assessoria

Recuperação e reinserção no mercado de trabalho e na sociedade. Com este intuito, os Centro de Apoio Psicossocial para Álcool de outras Drogas (Caps-AD) Amor e Esperança e Centro de Apoio Psicossocial Nise da Silveira (CAPS) realizaram uma ação de comemoração ao Dia Mundial da Saúde Mental, reverenciado no último dia 10.

O evento ocorreu na sede do Sesc Arapiraca, no bairro Santa Edwiges, com várias atividades educativas, esportivas e de arte.

Com a presença das diretoras do Caps-AD, Wagda Costa, e do CAPS Nise da Silveira, Edileuza Leandro, os usuários e familiares se reuniram para uma manhã e tarde especiais, com muita música e dança.

Na oportunidade, eles puderam mostrar suas peças artesanais com quadros vazados em MDF – dentro da oficina Um Olhar Para um Novo Recomeço – e jogaram damas, dominós e corrida do saco, além de apresentação do grupo de capoeira do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

“O atendimento que recebemos é humanizado! Os profissionais que atuam nestes Centros de Apoio realmente cuidam da gente com zelo e o objetivo é nos reinserir na sociedade e nas nossas próprias vidas, nos fazendo ser protagonistas dela”, diz o usuário Adailton Melo, de 48 anos.

Ele era vidraceiro e está há um ano e 2 meses fazendo tratamento contra o álcool. “As pessoas acham que ele não é prejudicial, mas o álcool está em todos os lugares: nas mesas de bar, nas festas em família, nos churrascos com os amigos. É uma droga lícita que temos que tomar muito cuidado”, completa ele, que está dando prioridade à sua recuperação.

Segundo a coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a psicóloga Cledja Almeida, é este pensamento de autoconhecimento e de visão de futuro que os Caps querem incutir em cada indivíduo que lá entra.

Outubro Rosa

No bairro Zélia Barbosa Rocha, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Edler Lins, houve uma culminância do Outubro Rosa Mais Saúde.

A população teve acesso a exames de saúde, aferição de pressão arterial e orientação nutricional, entre outros serviços gratuitos direcionados para as mulheres.

Este mês as atenções estão voltadas para atenção à saúde delas, com a prevenção do câncer de mama.