Cidades
Prefeitura promove Conferência da Juventude de Maceió

O enfrentamento das drogas, a discriminação racial, o acesso ao mercado de trabalho e o alto índice de homicídios entre os jovens negros fizeram parte das discussões da etapa municipal da Conferência da Juventude, nesta quarta-feira (7). Com o tema “As várias forma de mudar o Brasil”, o encontro aconteceu no Estádio Rei Pelé, no Trapiche da Barra, reunindo militantes, estudantes, educadores e gestores públicos.
Esta etapa da Conferência é uma promoção da Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Executiva do Gabinete do Prefeito (SMGP), em parceria com a Secretaria de Estado de Esportes, Lazer e Juventude (Selaj).
Coordenadora municipal do Programa Juventude Viva, do governo federal, a secretária municipal do Gabinete do Prefeito, Adriana Toledo, destacou a conferência como o espaço institucional mais importante para discutir políticas voltadas aos jovens. “Fizemos um esforço para que a última etapa dos municípios fosse realizada em Maceió, o que foi bom. Temos aqui hoje uma ampla participação, militantes de diversas áreas que vieram discutir os eixos, apresentar propostas e eleger os delegados para a etapa estadual”, disse.
Adriana Toledo disse ainda que entre os temas abordados, alguns têm bastante destaque em Maceió, como é o caso da violência e discriminação contra jovens negros, além da mobilidade urbana. “Estamos discutindo a inserção no mercado e a discriminação do jovem negro, entre outros pontos. Após essa etapa, 90 delegados, em média, participarão da estadual, onde será feita a eleição para a etapa nacional. Esse é um espaço institucional fundamental, onde se discutem os avanços e as políticas para a juventude. O Estatuto da Juventude em vigor, por exemplo, foi construído a partir dessas conferências”, reforçou.
A secretária de Estado de Esportes, Lazer e Juventude, Cláudia Petuba, também prestigoiu a etapa municipal de Maceió. Na oportunidade, a gestora falou que a juventude é o fator para impulsionar as mudanças que precisam ser feitas a acontecer. “A juventude muitas vezes é subestimada, mas nós não concordamos com isso, tanto que Prefeitura e Estado têm secretarias específicas para tocar o diálogo e discutir a relação com os jovens”, defendeu.
Sobre a conferência, ela afirmou: “É muito importante porque a juventude é um segmento que ficou excluído do processo democrático durante muito tempo. A conferência atua justamente para envolver e propor o protagonismo dos jovens”, complementou a secretária.
O consultor e mobilizador da região Nordeste da Secretaria Nacional de Juventude, Saulo Spinelle, avaliou a etapa Maceió como muito produtiva. “O número de pessoas e segmentos representativos superou nossas expectativas. Aqui estão dezenas de jovens sendo instrumento da mudança que se quer ver na sociedade. Por isso, Prefeitura e Estado estão de parabéns pela mobilização”, ressaltou.
Matheus Alencar tem 17 anos e faz parte do Conselho da Criança e do Adolescente. O estudante afirmou ter ficado muito feliz em contribuir com o desenvolvimento de políticas voltadas para a juventude na cidade. “O jovem quer ser ouvido e o melhor é quando isso acontece nesses momentos institucionais, em um debate consciente e democrático”, complementou.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Weverton vê Palmeiras maduro para jogo com São Paulo e convoca torcida: 'Domingo de casa cheia'
-
2DESABAFO
Sinmed lamenta descaso dos gestores com maternidades
-
3APOIO
Coreia do Norte lutará pela Rússia em caso de invasão dos agressores ocidentais, diz Kim Jong-un
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5MANIFESTAÇÃO
Passeata em Palmeira dos Índios pede justiça por Gabriel Lincoln