Cidades
Revitalização de mercados e feiras livres integra o Mais Maceió

O Mais Maceió representa o modelo executivo do Núcleo de Projetos Especiais de Maceió (NPE), criado pela Prefeitura, para reunir as ações consideradas prioritárias para a administração municipal. A Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) trabalha no programa com o projeto Mercados Públicos e Feiras Livres, visando a busca de soluções eficazes para a gestão destes espaços públicos.
O projeto prevê sete ações para soluções definitivas de gestão, como concessão do espaço público, contratação de empresa de manutenção predial corretiva e preventiva, até emergenciais, como reordenamento mercado da produção, troca de equipamentos e manutenção nas instalações.
De acordo com a diretora de Abastecimento da Semtabes e gestora do programa no órgão, 50% das ações do projeto já foram executadas. “Cadastro de permissionários, atualização da legislação que rege mercados e feiras, e inclusão no chamamento público para concessão de uso dos espaços públicos foram algumas das ações já realizadas. A migração do sistema de arrecadação para Secretaria de Finanças está em andamento. Isso nos dá o suporte burocrático e legal para conseguirmos avançar nas melhorias destes equipamentos”, disse Íria Almeida.
Ainda segundo Íria, o Mais Maceió veio auxilia o trabalho da Semtabes já que permite o monitoramento de ações e a integração entre outras secretarias e órgãos da Prefeitura. “A atividades estruturantes acabavam competindo com as atividades diárias da Diretoria. Com o programa, conseguimos visualizar melhor a dinâmica das ações e ter uma condução melhor nas atividades. Além disso, a gestão dos mercados e feiras depende muito da integração entre os diversos órgãos da Prefeitura por se tratar de uma questão de problema urbano, que envolve trânsito, limpeza, estrutura e segurança. Com o Mais Maceió, temos a oportunidade de interagir mais ainda”, complementou.
O Programa Mais Maceió foi criado com o intuito de dar mais celeridade ao desenvolvimento da capital alagoana, envolvendo as áreas de educação, saúde, infraestrutura, assistência, limpeza urbana, organização de espaços públicos e segurança. “Dentro do Mais Maceió temos projetos escolhidos pelo prefeito como estruturantes da gestão e por causa disso eles têm um acompanhamento especial e um tratamento diferenciado nas secretarias envolvidas e órgãos do município. São ações prioritárias que merecem atenção especial”, destacou Solange Jurema, secretária municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Weverton vê Palmeiras maduro para jogo com São Paulo e convoca torcida: 'Domingo de casa cheia'
-
2DESABAFO
Sinmed lamenta descaso dos gestores com maternidades
-
3APOIO
Coreia do Norte lutará pela Rússia em caso de invasão dos agressores ocidentais, diz Kim Jong-un
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5MANIFESTAÇÃO
Passeata em Palmeira dos Índios pede justiça por Gabriel Lincoln