Cidades

Maceió Rosa: unidade de saúde promove ações de prevenção

05/10/2015
Maceió Rosa: unidade de saúde promove ações de prevenção
Ascom/SMS

Ascom/SMS

A Unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) Paulo Oliveira Costa, que atualmente funciona na Unidade Docente Assistencial (UDA) Enfermeira Mª Silva Medeiros, do Centro Universitário Cesmac, realizou na manhã desta segunda-feira (5) a abertura da campanha Outubro Rosa, que visa conscientizar e sensibilizar as mulheres da comunidade para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Os profissionais da unidade forneceram às mulheres da comunidade orientações sobre o auto-exame, incentivo às atividades físicas, alimentação e cultivo de hábitos saudáveis como formas de evitar o aparecimento da doença. Na ocasião, as mulheres também receberam material informativo e participaram de um café da manhã saudável.

Segundo a diretora da unidade, Ana Carolina Veloso, a parceria com o Cesmac foi muito importante para ampliar as ações de assistência nesse período da campanha. “Ao longo de todo o mês iremos realizar diversas atividades de assistência, além de palestras, tanto na unidade, quanto em pequenas praças da região, de forma a levar a um maior número possível de mulheres essas informações. A atividade física será incentivada por meio de caminhadas e iremos fazer um dia de beleza, com cortes de cabelo e estética, visando elevar a autoestima dessas mulheres”, afirmou.

“Em nossas atividades buscamos focar na importância da prevenção e da realização de consultas pelo menos uma vez ao ano. As mulheres da comunidade, além de receber a visita dos agentes de saúde, irão receber a visita de alunos e professores de diversos cursos na área de saúde, que irão atuar no agendamento de consultas e também como multiplicadores de informações”, explicou Ana Carolina Veloso, diretora administrativa da unidade.

As mulheres acima de 50 anos devem buscar o encaminhamento de exames diretamente nas clínicas parceiras, sem precisar de agendamento prévio pelo sistema de marcação de consultas do SUS. Durante todo o mês de outubro, a ESF Paulo Oliveira Costa irá realizar exames de citologia oncótica em todas as mulheres da região que compareceram ao local.

A UDA cedeu o espaço para o funcionamento da unidade ESF Paulo Oliveira Costa, que funcionava na Vila Redenção, no Bom Parto. Graças a uma parceria firmada com o Cesmac, sem custo para a administração pública. O prédio tem 14 salas para atendimento, além de banheiros e um miniauditório.

Ações na orla de Maceió

Nesse domingo (4), profissionais da Coordenação de Saúde da Mulher, Diretoria de Atenção à Saúde e Coordenação dos Distritos Sanitários realizaram uma panfletagem na orla de Pajuçara, onde foram fornecidas orientações sobre exame e prevenção do câncer de mama para quem passasse pelo local. A ação buscou levar informações a um número cada vez maior de mulheres, no sentido de conscientizá-las para a prevenção e o cuidado com a saúde.